Nelson de Vivi defende que aeroporto de Vitória da Conquista leve o nome de Pedral Sampaio
Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaNelson de Vivi PSDB
12/09/2025 10:55:00
Na sessão desta sexta-feira (12), da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, o vereador Nelson de Vivi (PSDB) reforçou a importância do legado do ex-prefeito José Pedral Sampaio, destacando especialmente sua participação decisiva na idealização do atual Aeroporto Glauber Rocha. O discurso foi realizado durante a homenagem ao centenário de nascimento de Pedral, considerado uma das figuras mais relevantes da história política do município.
“Na minha opinião, Pedral foi o maior político de todos os tempos da nossa terra. Há 50 anos, ele idealizou o aeroporto. Fez a planta, visitou o local, junto ao Pé de Galinha, e é graças àquela visão de futuro que hoje temos uma estrutura que alavanca o desenvolvimento da nossa cidade”, afirmou o vereador.
Nelson ainda relembrou que seu pai, o ex-vereador Vivi Mendes, que era apoiador de Pedral, teve participação no processo: “Meu pai levou José Maria Caires, do movimento Conquista Pode Voar Mais Alto, para conhecer o local onde o aeroporto foi planejado, bem antes da construção começar”.
Embora reconheça a importância de Glauber Rocha como cineasta baiano de prestígio internacional, o vereador defende que esse nome seja atribuído a obras da cultura e da arte. “Glauber foi um grande artista, de renome mundial. Mas o aeroporto não representa esse universo. É um equipamento de desenvolvimento, de visão urbanística e política — e o nome justo seria o de Pedral Sampaio”, argumentou.
Convocação à classe política - Ao final do seu pronunciamento, Nelson de Vivi fez um apelo público às lideranças políticas locais e estaduais para que o nome do aeroporto seja revisto em homenagem ao verdadeiro idealizador do projeto. “Convoco as forças políticas da nossa cidade para corrigirmos esse equívoco. É uma questão de justiça histórica com Pedral e com Vitória da Conquista”, concluiu.
Por Andréa Póvoas