Na sessão desta sexta-feira, 19, a Câmara concedeu uma Moção de Aplauso ao jovem atleta Heitor Ribeiro, de apenas 9 anos, em reconhecimento à sua brilhante trajetória no Jiu-Jitsu, que tem levado o nome da cidade ao topo de competições nacionais e internacionais. Uma homenagem de iniciativa do vereador Diogo Azevedo, ao jovem que é destaque nacional e internacional e já ocupa o 38º lugar no ranking mundial da sua categoria
Natural de Vitória da Conquista, Heitor iniciou no Jiu-Jitsu aos 6 anos de idade e, hoje, já ostenta a graduação de faixa amarela com dois graus. Competindo desde os 7 anos, ele soma 20 participações em campeonatos, com um impressionante currículo: 15 medalhas de ouro, 2 de prata, 2 de bronze e 1 troféu.

Durante a solenidade, o professor Amauri Robson, referência no Jiu-Jitsu baiano e mentor de Heitor, destacou a transformação que a arte marcial promove na vida dos jovens. Com mais de 25 anos de experiência e mais de 40 faixas pretas formadas, o professor também ressaltou a importância do reconhecimento público ao esforço dos atletas.
“O Jiu-Jitsu não é só esporte. O esporte é apenas um dos segmentos. O Jiu-Jitsu é arte marcial. Ele transforma vidas em caráter. Estou feliz em poder transmitir um pouco disso. O esporte deixa você confiante. Mas o Jiu-Jitsu molda pessoas. E Heitor é um exemplo disso.”

O pequeno Heitor, com emoção, deixou sua mensagem de gratidão. “Quero agradecer a todo mundo. A minha mãe, meu pai, o Amauri, à minha academia, e ao vereador Diogo. Muito obrigado a todos vocês”. Sua mãe também subiu à tribuna para prestar uma homenagem tocante ao filho. “Ver nosso filho, com apenas nove anos, se dedicando com tanto amor e responsabilidade ao que faz, nos enche de orgulho. Mais do que os títulos, nos emociona acompanhar o menino determinado, humilde, que ele vem se tornando. Ele é um campeão pelo coração gigante que carrega.”
Por Camila Brito