Imagem Xandó celebra o Dia de Cosme e Damião e anuncia projeto de valorização cultural

Xandó celebra o Dia de Cosme e Damião e anuncia projeto de valorização cultural

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaPTAlexandre Xandó

26/09/2025 11:05:00


Durante a sessão desta sexta-feira, 26, o vereador Alexandre Xandó (PT) iniciou sua fala destacando o significado do dia, dedicado aos santos Cosme e Damião, figuras populares e amplamente referenciadas no Brasil. O parlamentar celebrou a data com uma saudação tradicional e ressaltou a importância da manutenção das tradições culturais e religiosas afro-brasileiras, como o caruru, prática associada a rituais de agradecimento e partilha.

“Muitas vezes é uma mãe que teve filho gêmeo, alguém que teve problema na gestação, e que, em decorrência, infelizmente do preconceito, a gente vê algumas famílias impedindo que as crianças participem por achar que isso é algo ofensivo. Pelo contrário, o caruru é um momento de compartilhar comida, de alegria, de brinquedos e doces para as crianças.”

Xandó também lembrou que no dia 27 de setembro religiões de matriz africana comemoram o Dia dos Ibejis, entidades associadas à infância e à alegria. O vereador lamentou o preconceito que ainda atinge essas expressões culturais e religiosas, enfatizando que o caruru é um momento de alegria, convivência e celebração da vida, especialmente das crianças. “Essa tradição precisa ser cuidada. Para quem não sabe, o Mercadão Fernando Espíndola existia ali no santuário de Cosme e Damião. Cosme e Damião são patronos daquele mercadão”.

Em sua fala, Xandó anunciou que apresentará um Projeto de Lei propondo o reconhecimento do Caruru de Cosme e Damião como Patrimônio Cultural Imaterial de Vitória da Conquista. Reforçou que essa tradição precisa ser valorizada e preservada como parte da identidade da cidade.

O vereador mencionou que o antigo Mercadão Fernando Espíndola foi, historicamente, um espaço de celebração dos carurus em Vitória da Conquista, inclusive com registros de eventos ocorridos durante o regime militar, com a presença de autoridades da época. Segundo ele, isso evidencia a força e o enraizamento cultural da tradição na cidade. “Em plena ditadura militar, os militares se faziam presentes para participar de atividades como essa”.

Na sequência, Xandó divulgou ações culturais promovidas por seu mandato, como a realização do Troféu Paranauê Conquista, que homenageia destaques ligados à capoeira, à cultura afro-brasileira e à resistência negra. O vereador informou que a comissão de avaliação já está sendo formada e que a premiação contemplará diversas categorias

Também foi anunciado o retorno do Campeonato voltado para a juventude capoeirista, que contará com as categorias masculino e feminino até 13 anos e de 14 a 18 anos. Finalizando, Xandó reafirmou o compromisso de seu mandato com a valorização da cultura negra, da juventude e das manifestações populares tradicionais. “Viva Cosme e Damião! Viva a capoeira! Salve, salve!”, concluiu.

Por Camila Brito

 

 



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Outubro 2025
0

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31