Imagem Câmara homenageia Conservatório Municipal pelos serviços prestados à formação cultural

Câmara homenageia Conservatório Municipal pelos serviços prestados à formação cultural

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaMoção de AplausoSessão OrdináriaNotíciaAlexandre Xandó

22/10/2025 10:10:00


Na sessão ordinária desta quarta-feira (22), a Câmara Municipal de Vitória da Conquista manifestou a Moção de Aplauso nº 128/2025, de autoria do vereador Alexandre Xandó (PT), em reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelo Conservatório Municipal de Música à formação cultural e musical do município.

Durante a homenagem, alunos e professores do Conservatório realizaram uma apresentação musical no plenário Carmem Lúcia, emocionando o público presente e os parlamentares.


Fundado em 1974, o Conservatório Municipal é uma das mais tradicionais instituições de ensino musical da Bahia. Desde sua criação, tem se dedicado à democratização do acesso à educação musical, oferecendo gratuitamente cursos de violão popular e clássico, acordeon, guitarra, ukulele, saxofone, flauta, violino, piano, teclado, canto coral e teoria musical. Atualmente, atende mais de 400 estudantes, sob a orientação de 15 professores efetivos.

Xandó destacou a importância histórica e social da instituição e aproveitou o momento para reforçar a necessidade de melhores condições de funcionamento e valorização dos servidores. “Vereadoras e vereadores, queria mais uma vez externalizar a importância do nosso Conservatório Municipal, um dos conservatórios municipais mais antigos do Brasil, conservatório público que hoje conta com mais de 400 estudantes e com 15 professores. Então nós estamos falando aqui de servidores efetivos que fazem um trabalho fundamental. Eu tenho orgulho em dizer que sou cria do conservatório — estudei coral e acordeon — e pra gente esse momento é um momento de homenagem, mas também de cobrança”, afirmou.

Xandó chamou atenção para as condições estruturais do espaço onde o Conservatório funciona atualmente. “Hoje o local onde o conservatório funciona não é adequado. Não tem uma acústica apropriada, não dá conta da grandeza do que é esse conservatório. Quando funcionou no espaço Glauber Rocha, havia uma condição muito melhor, inclusive aquele espaço foi pensado para isso. Então a gente chama a atenção da Prefeitura para que busque um local adequado para o funcionamento do Conservatório”, ressaltou o vereador.

Ele também defendeu melhores condições de trabalho para os servidores da instituição. “Os profissionais do Conservatório trabalham com várias crianças com deficiência e, diferentemente dos professores da rede regular, não recebem o adicional destinado a esse tipo de atendimento. É preciso valorizar ainda mais esses servidores para que esse trabalho tão bonito possa continuar e surtir efeito por várias gerações”, concluiu.

Ao longo de suas cinco décadas de atuação, o Conservatório Municipal de Música tem se consolidado como um espaço de aprendizado, inclusão social e preservação da cultura popular e erudita, contribuindo para o desenvolvimento artístico e humano de diversas gerações.

Anuska Meirelles




Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Outubro 2025
17

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31