Câmara Municipal de Vitória da ConquistaAudiência PúblicaNotícia
03/11/2025 14:00:00
A Câmara Municipal de Vitória da Conquista realiza, nesta quinta-feira, 6, às 17h, Sessão Solene em celebração ao Ano do Centenário de José Fernandes Pedral Sampaio, ex-prefeito e uma das figuras políticas mais marcantes da história do município.
A solenidade marca o início das atividades previstas pela Lei nº 2.957/2024, que institui o “Ano do Centenário de José Fernandes Pedral Sampaio” e prevê uma série de eventos comemorativos ao longo de 2025, promovidos pela Câmara e pela Prefeitura de Vitória da Conquista.
Autor do projeto que originou a lei, o vereador Luis Carlos Dudé afirmou que o objetivo é “reconhecer a trajetória de um homem público que dedicou sua vida à cidade e cujo legado ainda inspira gerações”.
Se estivesse vivo, José Fernandes Pedral Sampaio completaria 100 anos em 12 de setembro de 2025. Engenheiro civil formado pela Escola Politécnica da Universidade da Bahia, Pedral foi prefeito de Vitória da Conquista por três mandatos e tornou-se símbolo de liderança política e de defesa da democracia, dando origem ao termo “pedralismo”.
Nascido em 1925, Pedral era neto do coronel José Fernandes de Oliveira, o Coronel Gugé, e filho do engenheiro Sifredo Pedral Sampaio e de Maria Fernandes Pedral Sampaio. Iniciou sua trajetória política em 1958 e foi eleito prefeito pela primeira vez em 1962.
Sua gestão (1963–1964) ficou marcada por obras estruturais e urbanísticas, como o calçamento de ruas centrais, a arborização de praças, a criação do Fórum João Mangabeira e a transformação do antigo quartel de polícia na atual sede da Prefeitura.
No entanto, seu mandato foi interrompido pelo golpe militar de 1964, quando Pedral teve os direitos políticos cassados e foi preso durante as ações repressivas do regime. Somente em 1982 pôde retornar à vida pública, sendo novamente eleito prefeito.
Em seus mandatos seguintes, promoveu grandes avanços na infraestrutura urbana, como a criação do Ceasa, a feira do Bairro Brasil e o terminal de ônibus da Lauro de Freitas, equipamentos que ainda hoje servem à população.
Durante a década de 1980, Pedral consolidou-se como um dos maiores líderes políticos de Vitória da Conquista e teve papel de destaque na campanha que levou Waldir Pires ao governo da Bahia em 1986.
Em agosto de 2013, durante audiência pública que marcou a instalação da Comissão Municipal da Verdade, a Câmara Municipal devolveu simbolicamente o mandato cassado de José Pedral Sampaio, reconhecendo a injustiça cometida durante o regime militar.
José Pedral Sampaio faleceu em 16 de setembro de 2014, aos 89 anos, deixando um legado de comprometimento, generosidade e amor por Vitória da Conquista. Sua história permanece viva na memória política do município e agora é celebrada em seu centenário.
Para o vereador Luís Carlos Dudé, essa é uma forma justa de reconhecer a importância de Pedral para o desenvolvimento urbano, econômico e político de Vitória da Conquista. “É uma celebração justa ao nosso grande líder, um homem que dedicou toda a sua vida a esta cidade”, concluiu.
Durante a Sessão Solene, a Câmara Municipal também fará a entrega do Diploma José Fernandes Pedral Sampaio, em reconhecimento a profissionais que se destacam por suas contribuições à Construção Civil em Vitória da Conquista. Serão homenageados os engenheiros civis Alexandre José Brasil Pedral Sampaio, Nudd David de Castro, Fernando Gomes de Oliveira, José Marcelino Rosa e Silva e Leandro de Aragão Correia Fonseca, e as arquitetas Márcia Cristina Pinheiro Prado e Ana Maria Correia Gonçalves.
A honraria é instituída pela Lei nº 2.551, de 15 de dezembro de 2021, que concede o título de mérito ao profissional da Construção Civil como forma de valorizar o progresso, a pesquisa, o incentivo e o exercício da profissão, fundamentais para o crescimento e o desenvolvimento urbano de Vitória da Conquista.
SERVIÇO
Data: 06 de novembro de 2025
Horário: 17h
Local: R. Cel. Gugé, 150 - SALA 303 - Centro, Vitória da Conquista - BA, 45000-510