Câmara Municipal de Vitória da ConquistaMoção de AplausoSessão OrdináriaNotíciaMárcia Viviane
07/11/2025 10:05:00
Durante a sessão ordinária desta sexta-feira (7), a Câmara Municipal de Vitória da Conquista entregou a Moção de Aplauso nº 73/2025 ao paraciclista Ilano Couto, em reconhecimento às suas conquistas no esporte adaptado. A homenagem foi uma iniciativa da vereadora Márcia Viviane (PT).
Natural de Vitória da Conquista, Ilano Couto conquistou o primeiro lugar no pódio do Campeonato Brasileiro de Paraciclismo, realizado em Leme (SP). O evento reuniu mais de 180 atletas de todo o país, que disputaram provas de alto nível técnico e grande representatividade para o paradesporto brasileiro.
A trajetória de Ilano é marcada por superação. Caminhoneiro de profissão, ele sofreu um grave acidente em 2018, enquanto trabalhava. Na época, as previsões médicas não eram otimistas - caso sobrevivesse, teria grandes limitações e baixa qualidade de vida. No entanto, com fé, o apoio da família, especialmente da esposa Tatiana Mendes, e o trabalho dedicado da equipe médica, Ilano reescreveu sua história, transformando-se em um exemplo de determinação e força.
Em 2025, o atleta sagrou-se campeão brasileiro de contrarrelógio individual (CRI), prova realizada no dia 19 de outubro. No dia seguinte (20), defendeu o título de campeão brasileiro de circuito de estrada, conquistado em 2024, ficando desta vez com a medalha de prata.
Ao usar a tribuna da Câmara, Ilano expressou sua gratidão pela homenagem:
“Para mim é um motivo de muita alegria e honra estar participando dessa Moção de Aplauso. Fico muito feliz por ter conquistado, neste ano de 2025, o título de campeão brasileiro de contrarrelógio e o vice-campeonato de paraciclismo de estrada. Quero agradecer à vereadora Viviane, aos demais vereadores, à minha família e ao Governo do Estado. Faço parte do projeto FazAtleta, um programa maravilhoso que temos na Bahia e que tem sido fundamental para que eu possa participar do esporte de alto rendimento e competir em provas por todo o país”.
A Câmara Municipal destacou que a história de Ilano Couto é motivo de orgulho para Vitória da Conquista e um exemplo inspirador de superação e amor pelo esporte.
Anuska Meirelles