Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (12), o vereador Edivaldo Ferreira Júnior (PSDB) manifestou solidariedade à população de Vitória da Conquista afetada pelas fortes chuvas do último domingo (9). O parlamentar também reconheceu o trabalho das equipes da Prefeitura e defendeu a união de esforços entre os poderes públicos para resolver os problemas relacionados à drenagem na cidade.
“Quero me solidarizar com a população conquistense, especialmente com aqueles que sofreram com as fortes chuvas. Em apenas 45 minutos, choveu o equivalente a metade do esperado para todo o mês de novembro”, destacou.
O vereador também se referiu ao caso do servidor municipal Gerald Saraíva, da Secretaria de Saúde, que teve o carro arrastado pela enxurrada e conseguiu se salvar. “Deixo aqui o meu abraço e as minhas orações ao amigo Gerald, que foi notícia em todo o Brasil”, disse.
Segundo Edivaldo, a Prefeitura agiu rapidamente após o temporal, por meio de um comitê intersetorial que mobilizou as secretarias de Infraestrutura, Serviços Públicos, Meio Ambiente e Desenvolvimento Social. “Não é hora de apontar culpados, mas de unir forças. As equipes estão nas ruas desde o dia 9, prestando assistência às famílias atingidas nos bairros Bruno Bacelar, Vila América, São Vicente, Jurema, Campinhos e Lagoa das Flores”, afirmou.
De acordo com o parlamentar, 26 famílias e 86 pessoas foram atendidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social, com visitas domiciliares e encaminhamentos para o aluguel social. Edivaldo também aproveitou o pronunciamento para esclarecer que a Prefeitura já enviou ao Governo Federal três projetos de drenagem urbana, que somam aproximadamente R$ 70 milhões, contemplando o canal da Avenida Caracas e da Avenida Juracy Magalhães; o trecho da Rua José Pequeno até a Avenida Caracas e o canal da Avenida Brasil e a macrodrenagem do centro da cidade, com captações ao longo do trecho.
Segundo ele, o projeto chegou a ser habilitado no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), mas não foi selecionado. Em contrapartida, outro projeto federal de R$ 400 milhões foi aprovado. “A prefeita Sheila Lemos tem se esforçado para buscar recursos para a macro e microdrenagem. É importante que nós, vereadores, também busquemos apoio junto aos nossos deputados federais para garantir as emendas necessárias”, ressaltou.
Encerrando seu discurso, o vereador reafirmou o compromisso de seu mandato com a população.
Por Andréa Póvoas