Imagem Reconhecimento à proteção infantojuvenil: Núcleo da Criança e do Adolescente é homenageado pela Câmara

Reconhecimento à proteção infantojuvenil: Núcleo da Criança e do Adolescente é homenageado pela Câmara

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaMoção de AplausoSessão OrdináriaNotíciaAlexandre Xandó

26/11/2025 10:25:00


Na sessão desta quarta-feira (26), a Câmara Municipal de Vitória da Conquista entregou uma Moção de Aplauso ao Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente (NDCA) pelos 20 anos de atuação no município e pelo reconhecimento nacional ao receber o 5º Prêmio Prioridade Absoluta 2025, concedido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A homenagem foi proposta pelo vereador Alexandre Xandó (PT), que destacou que o NDCA foi premiado em 1º lugar na categoria Universidade, no eixo temático referente a medidas protetivas, que reconhece boas práticas de garantia dos direitos infanto juvenis em todo o país.

O prêmio, de abrangência nacional, incentiva a troca de experiências entre instituições do Sistema de Justiça, órgãos de proteção de direitos, entidades da sociedade civil e universidades. Vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex) e ao Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA) da Uesb, o NDCA tem quase duas décadas de atuação oferecendo: atendimento especializado a crianças e adolescentes vítimas de violação de direitos; orientação a familiares e responsáveis; atuação de uma equipe multidisciplinar formada por advogados, psicólogos, assistentes sociais e estudantes de diversos cursos da Uesb; atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas ao fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes (SGDCA) e das políticas de direitos humanos.


Além disso, o Núcleo desenvolve projetos vinculados ao Grupo de Estudos CNPq “NDCA/PESQUISA” e coordena iniciativas comunitárias. O idealizador do NDCA, professor Carlos Públio, destacou o caráter coletivo da homenagem. “O Núcleo é um projeto de extensão que atende crianças e adolescentes que tiveram seus direitos violados. São vários projetos realizados ao longo do ano por essa equipe maravilhosa. A moção de aplauso é para eles, que constroem diariamente esse trabalho. A universidade se insere na sociedade para enfrentar as mazelas que ela mesma produz. Crianças vítimas de violência devem ser repudiadas por todos. Muito obrigado pelo reconhecimento”.


A Coordenadora do Núcleo, Luciana Prado, agradeceu a homenagem e reforçou o compromisso com a proteção infantojuvenil. “Atendemos crianças e adolescentes que passaram por situações de violação de direitos ao longo do ano inteiro. Nossa equipe é composta por psicólogos, assistentes sociais e estudantes de várias áreas, porque as questões que atingem crianças e adolescentes são complexas”.

Ela utilizou o espaço para pedir que o Legislativo coloque a pauta da infância e juventude no centro de suas ações, lembrando que todas as políticas públicas devem considerar a perspectiva infantojuvenil. “Estar aqui é um momento de privilégio, e quero pedir aos senhores e senhoras que deem atenção a essa pauta. Recebemos um prêmio nacional por esse trabalho, e a Constituição determina prioridade absoluta aos direitos de crianças e adolescentes. Se debatemos mobilidade, precisamos pensar como crianças e adolescentes circulam pela cidade. Se discutimos cultura, esporte ou lazer, precisamos incluí-los. Eles não estão aqui hoje para falar, então peço que sejam lembrados diariamente nas decisões de vocês”.

Por Camila Brito




Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Novembro 2025
14

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30