Câmara Municipal de Vitória da ConquistaMoção de AplausoSessão OrdináriaNotíciaDra. Lara Fernandes
28/11/2025 10:00:00
Na sessão ordinária desta sexta-feira (28), a Câmara Municipal de Vitória da Conquista entregou a Moção de Aplauso nº 163/2025, de autoria da vereadora Dra. Lara (Republicanos), ao corpo de funcionários da Unidade de Atenção Primária à Saúde (APS) do Bairro Vila Elisa. A homenagem foi representada na pessoa do enfermeiro Naelson do Carmo Souza, coordenador do programa HabSUS, iniciativa que tem transformado a assistência em saúde nos residenciais do Minha Casa, Minha Vida.
A Moção reconhece o compromisso, a dedicação e o profissionalismo da equipe da APS, que tem se destacado pelo atendimento humanizado, pelo cuidado contínuo e pelo esforço em superar desafios estruturais para garantir assistência à população. Criado em 2021 pela Prefeitura Municipal, o HabSUS surgiu para atender comunidades que enfrentavam dificuldade de acesso aos serviços públicos de saúde. Desde então, o programa se consolidou como referência, graças ao trabalho estratégico e sensível das equipes envolvidas.
Durante sua fala, Naelson relembrou o desafio inicial de entrar nos residenciais e montar a estrutura necessária para os atendimentos. Ele destacou a mudança de percepção sobre a comunidade e o impacto do trabalho realizado. Segundo ele, “quando eu cheguei aos residenciais, vi que não era nada daquilo que se falava. Observamos a necessidade, fizemos o diagnóstico, estruturamos os espaços e começamos a atender. Foi um desafio tremendo, mas vimos que era possível fazer saúde dentro desses residenciais. A partir dali, graças ao apoio da comunidade e da nossa equipe, conseguimos avançar. Hoje estamos em todos os residenciais, e isso mostra que a persistência e o cuidado transformam realidades.”
A cerimônia também contou com o depoimento emocionado da líder comunitária Vanusina Ribeiro, que participou desde o início da implantação do HabSUS no Vila Elisa e prestou homenagem à liderança comunitária Vanessa Santos de Almeida, falecida após enfrentar um câncer. Vanusina lembrou as barreiras enfrentadas pela comunidade e a força coletiva que consolidou o projeto. De acordo com ela, “foi a persistência que soou mais forte. Nossa líder Vanessa Santos nos abriu caminhos e deu forma ao projeto que mudou a nossa realidade. Emprestei minha casa para que as primeiras consultas acontecessem, e mesmo quando precisei me afastar para tratar um câncer, os atendimentos não pararam. Hoje temos uma APS funcionando, com profissionais dedicados e uma comunidade que acredita no cuidado. A semente plantada germinou”.
A vereadora Dra. Lara destacou que a Moção simboliza o reconhecimento público ao esforço conjunto que tem garantido avanços importantes na Atenção Primária à Saúde, especialmente em áreas de grande vulnerabilidade social. Também reforçou o compromisso em apoiar a comunidade e defendeu que a nova unidade de saúde em construção no Vila Elisa receba o nome de Vanessa Santos, como pedido da comunidade.

A Moção nº 163/2025 homenageia todos os profissionais e colaboradores da APS Vila Elisa e reforça o papel essencial do HabSUS na promoção da equidade e do cuidado integral no Sistema Único de Saúde (SUS).
Anuska Meirelles