Pesquisador Luiz Antônio Vilalva é homenageado por estudo sobre obra de Elomar
Câmara Municipal de Vitória da ConquistaMoção de AplausoSessão OrdináriaNotíciaIvan Cordeiro
17/12/2025 10:20:00
Na sessão desta quarta-feira,17, a Câmara Municipal concedeu Moção de Aplauso a Luís Antônio Santos Vilalva por sua graduação em Regência pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) e pela premiação com Mérito Científico pelo trabalho de Iniciação Científica intitulado: "A Música dos sertões Elomarianos: uma investigação dos procedimentos harmônicos e formais em canções de Elomar Figueira Mello".
A homenagem, de nº 185/2025, destaca a relevância acadêmica e cultural da pesquisa, que valoriza a obra do compositor conquistense Elomar Figueira Mello e contribui para a preservação da identidade cultural de Vitória da Conquista e da região sudoeste da Bahia. Foi uma iniciativa do vereador Ivan Cordeiro (PL).

Durante o ato, Luiz Antônio agradeceu a honraria, ressaltando a importância do reconhecimento institucional. Em sua fala, destacou o papel da UNICAMP no incentivo à pesquisa científica e cultural, bem como a relevância da música brasileira de concerto como expressão viva e contemporânea da identidade nacional. O pesquisador enfatizou ainda que sua trajetória acadêmica foi marcada pela valorização da cultura brasileira e pela desconstrução da ideia de que a música de concerto é distante da realidade do povo.
O homenageado também ressaltou que o trabalho sobre a obra de Elomar Figueira Mello será aprofundado a partir de 2026, com o desenvolvimento de um mestrado, dando continuidade à pesquisa iniciada na graduação. Ao final, agradeceu à família, ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) pelo apoio que possibilitou a realização do estudo.
A Câmara Municipal destacou que a Moção de Aplauso reconhece não apenas o mérito acadêmico do homenageado, mas também a valorização da cultura local, reafirmando o compromisso do Legislativo com o incentivo à educação, à ciência e às políticas culturais permanentes em Vitória da Conquista.
Por Camila Brito