A vereadora Leia de Quinho (PSD) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Vitória da Conquista na última sessão legislativa do ano, nesta sexta-feira (19), para expressar sua gratidão e fazer um balanço de seu primeiro ano de mandato, classificando-o como um período de desafios e muito aprendizado.
Em seu discurso, a parlamentar fez questão de agradecer aos colegas, destacando a importância do companheirismo e o aprendizado diário, tanto com os vereadores novatos quanto com os mais experientes. Um agradecimento especial foi direcionado ao presidente da Casa, Ivan Cordeiro, pela forma como conduziu os trabalhos e, principalmente, pelo incentivo à participação feminina no Legislativo.
"Este Legislativo vive um momento diferenciado, com um número maior de mulheres, e isso é motivo de muito orgulho. Agradeço ao presidente Ivan Cordeiro por sempre nos dar vez e voz e nos impulsionar dentro desta Casa”, afirmou. Leia também estendeu sua gratidão à equipe de gabinete, aos servidores da Câmara, à Rádio Câmara, à imprensa e ao público que acompanha as sessões.
Com o foco de seu mandato na zona rural e em Vitória da Conquista, a vereadora apresentou as indicações de emendas impositivas para o exercício de 2026. Os recursos serão direcionados prioritariamente para as comunidades rurais, incluindo a perfuração de poços artesianos em localidades como Furadinho, Lagoa Formosa I, Farinha Molhada, Baixo Verde e Poço Verde, além da reforma da quadra esportiva em São João da Vitória, no Batuque.
Na área da saúde, Leia de Quinho destacou a indicação de recursos, em parceria com outros parlamentares, para a reforma do Posto de Saúde de Bate-Pé. Ela também anunciou que uma parte significativa de suas emendas será destinada à Santa Casa de Misericórdia de Vitória da Conquista, reconhecendo a instituição centenária (111 anos) por seu atendimento não só à cidade, mas a toda a região sudoeste.
A vereadora encerrou sua fala desejando um Feliz Natal e um próspero Ano Novo, reafirmando seu compromisso de trabalhar com ainda mais garra e dedicação no próximo ano. “Não há nada tão bom que não possa ser melhorado. Ano que vem voltamos com ainda mais garra e disposição por Vitória da Conquista”, concluiu.
Por Camila Brito