Imagem Câmara de Vereadores articula Fórum de Indústria, Comércio e Logística para impulsionar desenvolvimento de Vitória da Conquista

Câmara de Vereadores articula Fórum de Indústria, Comércio e Logística para impulsionar desenvolvimento de Vitória da Conquista

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaIvan Cordeiro

15/01/2026 16:58:00


A Câmara Municipal de Vereadores de Vitória da Conquista realizou uma reunião de planejamento para a organização do Fórum de Indústria, Comércio e Logística, previsto para acontecer nos dias 30 e 31 de março de 2026. A proposta do evento é reunir atores estratégicos dos setores produtivos para discutir desafios, identificar oportunidades, atrair investimentos e fortalecer o desenvolvimento regional.


O fórum está sendo organizado pela Câmara Municipal, em parceria com o Sistema Indústria, Sistema Comércio, Sistema Transporte, SEBRAE, AIMVIC, SINCOMÉRCIO e outras instituições representativas. A expectativa é que o evento passe a integrar, de forma permanente, o calendário oficial da cidade, com edições anuais.


A programação prevê, no dia 30 de março, a abertura oficial com autoridades locais, uma palestra magna e um coquetel de integração. Já no dia 31, o foco será o aprofundamento dos debates, com quatro palestras e quatro painéis temáticos, abordando os eixos de Indústria, Comércio, Logística e Poder Público. Cada painel contará com mediador e três participantes, incluindo o palestrante convidado.

Durante a reunião, foi destacada a importância de que os debates resultem em encaminhamentos concretos, capazes de subsidiar propostas junto ao Governo do Estado, à Prefeitura e a outras instâncias, garantindo efetividade e continuidade às ações discutidas.


O evento será realizado nas instalações do SEST SENAT, que oferecerá toda a infraestrutura necessária, como auditório com capacidade para cerca de 300 pessoas, sistema de som, microfones e iluminação. No foyer, haverá estandes institucionais dos parceiros, criando um espaço para atendimento, troca de informações e networking. 


Participação das instituições fortalece o debate.


A gerente do SENAI, Clara Bittencourt, ressaltou a relevância da participação da instituição no fórum. Segundo ela, Vitória da Conquista exerce um papel estratégico como cidade-polo regional. “É fundamental a participação do SENAI e das demais instituições para fortalecer a indústria, o comércio e a logística. Conquista é uma cidade central para mais de 80 municípios do entorno, e esse movimento é muito importante. O SENAI, junto com o Sistema FIEB, está apoiando na identificação do palestrante principal e da mesa debatedora, para discutir o futuro da indústria e a importância da indústria local”, afirmou.


O presidente do SINCOMÉRCIO, João Luiz, destacou a dimensão estratégica do evento para o desenvolvimento da cidade.

“É muito importante a magnitude desse evento, por iniciativa do presidente da Câmara, Ivan Cordeiro. Vitória da Conquista está em pleno desenvolvimento, mas quanto mais planejamento, melhor. Temos gargalos importantes, especialmente na logística e no trânsito, além de desafios no comércio, na indústria e no turismo, como o transporte aéreo e o alto custo das passagens. Esse fórum é uma grande oportunidade para colocar esses temas em debate”, pontuou.


Representando a Prefeitura, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Marcos Ferreira, reforçou o papel do fórum como indutor de crescimento.

“Esse fórum é um verdadeiro farol de desenvolvimento econômico para a nossa cidade. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, não poderia ficar de fora quando se trata de indústria, comércio e logística. Além disso, Vitória da Conquista vive um novo momento com o plano de turismo homologado pela Câmara, consolidando-se como polo de turismo de negócios e esportivo. Isso significa geração de recursos e oportunidades”, destacou.


A articuladora da FIEB, Antônia Bizerra, enfatizou que o fórum nasceu da compreensão da importância do setor industrial para o desenvolvimento regional.

“Tudo começou a partir de uma provocação do presidente da Câmara, Ivan Cordeiro, entendendo que a Federação das Indústrias representa um grupo empresarial essencial para o desenvolvimento, com demandas muito específicas. A FIEB é parte indispensável dessa construção. Nossa contribuição será na organização dos painéis e na mobilização das entidades que compõem a federação, como SENAI, SESI, IEL e CIMATEC”, explicou.


Para Ivan Cordeiro, presidente da Câmara Municipal, o Fórum de Indústria, Comércio e Logística se consolida como “um espaço estratégico de diálogo, planejamento e articulação institucional, reafirmando o papel da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista como protagonista na promoção do desenvolvimento econômico e social do município”.


Por Andréa Póvoas



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Janeiro 2026
0

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31