Na sessão desta quarta-feira, 18, o vereador Nelson de Vivi (PSDB) destacou os impactos das fortes chuvas que atingiram Vitória da Conquista e cobrou ações rápidas para recuperação da infraestrutura urbana e rural.
Durante seu pronunciamento, o parlamentar ressaltou que, apesar da importância das chuvas, os danos causados têm gerado grandes dificuldades para a população. “A chuva é bem-vinda, é uma bênção, mas também traz prejuízos, principalmente para nossas estradas e ruas”, afirmou.
Nelson informou que, em contato com o secretário de Desenvolvimento Rural, Breno, solicitou intervenções em diversas localidades da zona rural, como Periquito, Capinal, Barrocas, região de Limeira e Goiabeira. Segundo ele, muitas estradas ficaram comprometidas, prejudicando o deslocamento dos moradores. “Agora, com a estiagem, é fundamental iniciar o quanto antes os reparos para garantir o direito de ir e vir da nossa população”, destacou.
O vereador também mencionou a destinação de emendas impositivas voltadas para a área de infraestrutura, com o objetivo de contribuir para melhorias em diferentes regiões do município.
Nelson também falou sobre o empréstimo do FINISA discutido pela Câmara, que deverá financiar obras estruturantes. Destacando a importância de aplicar parte dos recursos em macrodrenagem. “Toda vez que chove forte, cresce a preocupação. Precisamos investir em drenagem para evitar tragédias como a que recentemente deixou nossa cidade de luto”, disse.
Ele citou ainda projetos previstos para bairros como Morada dos Pássaros III e Recanto dos Pássaros, onde estão planejadas obras de drenagem, pavimentação e requalificação de espaços públicos. O vereador afirmou que tem visitado comunidades para identificar demandas e encaminhá-las ao Executivo, e cobrou agilidade na liberação dos recursos federais necessários para execução das obras. “Nossa cidade precisa desse investimento. Esperamos que não haja entraves políticos e que o recurso chegue o mais rápido possível para que possamos iniciar essas melhorias tão necessárias”, concluiu.
Por Camila Brito