Imagem Vereadores participam de palestra sobre assistência técnica para construção de casas de famílias carentes

07/08/2009 13:05:00

Os vereadores Gildásio Silveira (PT), Gilzete Moreira (PSB), Néu do Gás (PSB), Arlindo Rebouças (PMN), Hermínio Oliveira (PDT), Fernando Jacaré (PT), Alexandre Pereira (PT) e Álvaro Pithon (DEM) participaram da palestra proferida pelo deputado federal Zezéu Ribeiro sobre “Arquitetura e Engenharia Pública, compromissos com a engenharia e com o Brasil”.
O deputado é autor do projeto que deu origem a lei 11.888/08, que garante  às famílias com renda mensal de até três salários mínimos, assistência técnica pública e gratuita para o projeto de construção de suas casas, como meio de efetivar o direito à moradia, garantido pela Constituição Brasileira.
A palestra, que aconteceu no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), contou com a participação de profissionais ligados a Associação de Arquitetos e Engenheiros da Construção Civil do Sudoeste da Bahia (AREA), Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA-BA),  estudantes de engenharia, além de pessoas interessadas na discussão do tema.
Segundo Ribeiro, “o projeto de Assistência Técnica é um elemento fundamental, pois reduz os custos da construção, racionaliza o uso dos materiais, cria condições de estabilidade e segurança da habitação e leva a um ganho social extraordinário, que justifica o investimento que é feito na assistência técnica”.
Para o presidente da Câmara, Gildásio Silveira, o encontro foi importante para conhecer esta luta tão importante dos engenheiros e arquitetos, que garante melhores condições de moradia as comunidades carentes. “O deputado Zezéu vem debatendo este assunto em várias capitais brasileiras. A lei de sua autoria vem garantir que pessoas de baixa renda tenham acesso a assistência técnica publica e gratuita, além de ser um balizador para o projeto Minha Casa Minha Vida”, disse.