Imagem Vereadores participam da abertura da 5ª Conferência Municipal de Educação

Vereadores participam da abertura da 5ª Conferência Municipal de Educação

14/08/2009 13:24:00

Os vereadores Fernando Jascaré (PT), Néu do Gás (PSB), Beto Gonçalves (PV), Ademir Abreu (PT) e Gildásio Silveira (PT), participaram, nesta sexta-feira (14), da abertura da 5ª Conferência Municipal de Educação, realizada em Vitória da Conquista.        Professores, educadores e delegados escolhidos em pré conferências ocorridas nas escolas municipais, participaram do evento, que é preparatório para as conferências nacionais que ocorrerão em 2009 e 2010.
O presidente da Câmara, Vereador Gildásio Silveira, falou da importância de se discutir a educação e buscar caminhos para sua melhoria. “O objetivo principal é o fortalecimento da educação, principalmente a pública. Os Governos Federal e Estadual têm buscado melhorar a educação, e Conquista, desde 1997, vem resgatando a educação pública, que viveu um sucateamento em governos anteriores”, disse.
O prefeito Guilherme Menezes ressaltou o projeto político que tem garantido uma melhoria substancial na educação e a importância da realização das conferências, que têm por objetivo ouvir os professores. “Esta conferência é mais uma etapa, onde se discute com todos a melhor perspecitva para a educação. Alguns objetivos já foram alcançados, como o piso nacional para professores, que nós já antecipamos para este ano. A educação não pode ser um comércio, onde quem pode pagar tem educação melhor e quem não tem recursos recebe uma educação inferior”, afirmou.
O secretário Municipal de Educação, Coriolano Morais Neto, destacou a importância do debate sobre a educação municipal com a sociedade. “Nosso objetivo com a Conferência é democratizar a discussão de propostas que melhorem a qualidade da educação, desenvolvendo a participação dos pais no acompanhamento do aluno”, ressaltou.
O professor Penildo Silva, diretor do Instituto Anísio Teixeira, fez uma explanação sobre o sistema nacional articulado de educação, e destacou a importância da realizãção da Conferência. “É um momento importante que permite a participação da sociedade civil organizada e coloca Conquista na discussão nacional das transformações da educação brasileira”, disse.

Março 2024