Imagem Convidados especiais discutem esporte amador em Conquista

Convidados especiais discutem esporte amador em Conquista

27/08/2009 21:37:00

Na sessão que discutiu o esporte amador em Vitória da Conquista, Raldenes Junior, que atua na área do judô, afirmou que os atletas locais já conquistaram 35 vezes o título baiano de judô. Ressaltou que o judô conquistense  revelou grandes atletas de projeção nacional e internacional.
Raldenes destacou o trabalho que a liga de judô faz com crianças e adolescentes em situação de risco social e cobrou da administração municipal políticas públicas de valorização do esporte amador. Sugeriu o retorno das competições intercolegiais e a valorização dos atletas que se destacam em nível municipal. “É preciso investir no esporte amador. A Prefeitura tem feito algumas coisas, mas está muito aquém das suas obrigações”, disse.
Já Dalmácio do Carmo, que representou os esportistas de quadra, ressaltou que o esporte é uma ferramenta para combater o uso e tráfico de drogas entre crianças e adolescentes. “Precisamos fazer com que nossa juventude se identifique novamente com o esporte”, afirmou, cobrando incentivo ao esporte amador.
O coordenador municipal de esportes, Hudson Castro, afirmou que a prática de incentivo ao esporte deve ser encarada por toda a sociedade. Ressaltou que não cabe à Prefeitura o papel de promotora de esportes nas escolas públicas. Castro rebateu as críticas do vereador Arlindo Rebouças (PMN), afirmando que tem se empenhado para a valorização do esporte conquistense.
Criação da Secretaria de Esporte - “Temos várias escolinhas de futebol, que tem dado bons resultados”, declarou Castro, defendendo a criação da Secretaria Municipal de Esporte, como estratégia para melhorar o esporte amador em Conquista.  Citou exemplos dos avanços do esporte nos últimos anos, destacando a realização dos Jogos Abertos, o que não acontecia há mais de 30 anos.
O coordenador salientou o projeto que prevê a reforma dos Estádios Municipais Edvaldo Flores e  Murilão, e comentou sobre o sucesso do projeto Segundo Tempo, que vem resgatando o esporte tanto na cidade, quanto na zona rural.
Para Pedro Emílio da Silva, presidente da Liga Conquistense de Desportos Terrestres (LCDT), a Prefeitura tem feito o possível dentro das necessidades do futebol amador. Emílio também defendeu a criação da Secretaria Municipal de Esporte e do Fundo Municipal de Apoio ao Esporte.
Gildelson Felício, Secretário Municipal Esporte, Cultura e Lazer, destacou que a Prefeitura tem investido no esporte amador, especialmente na recuperação e manutenção dos estádios municipais. “Não estamos satisfeitos com a estrutura que temos. O tesouro municipal não dá conta de suprir todas as necessidades, por isso contamos com as verbas destinadas por deputados”, disse.
Felício afirmou que é preciso que a própria comunidade local firme parceria com a Prefeitura, com o objetivo de conservar os estádios municipais. O secretário fez uma breve apresentação sobre as ações da administração municipal na área de infraestrutura e incentivo ao esporte em Vitória da Conquista.