Imagem Vereadores destacam importância de políticas públicas de prevenção e combate ao crack

18/08/2010 11:20:00

Em seu discurso na sessão desta quarta-feira (18), o vereador Jean Fabrício (PCdoB) afirmou que o uso de crack é comum tanto nas classes populares quanto nas classes média e alta. Destacou que a ação policial de combate ao tráfico deve ser associada a ações preventivas com pessoas que ainda não experimentaram a droga. Fabrício cobrou uma ação mais participativa do Estado na elaboração de políticas públicas de combate às substâncias ilícitas. Sobre a criação do Conselho Municipal Sobre Drogas, o parlamentar afirmou que é competência da Prefeitura, que deve encaminhar o projeto para ser apreciado na Câmara.

O líder da bancada de oposição, vereador Arlindo Rebouças (PMN), afirmou que em nenhum momento questionou a importância do Programa Conquista Criança, mas sim a aplicação dos recursos destinados ao projeto. O parlamentar afirmou que as pessoas que trabalham no projeto estão mais preocupadas com os cargos que ocupam do que com as crianças em situação de  risco social.  Rebouças afirmou que é preciso a intervenção do poder público no combate às drogas e defendeu uma política de prevenção como estratégia eficaz no combate ao uso e tráfico do crack. O parlamentar criticou a falta de investimentos da Prefeitura em entidades que trabalham na recuperação de dependentes químicos.

Para o presidente da Câmara, vereador Gildásio Silveira (PT), a situação é alarmante. Segundo dados apresentados pelo parlamentar, 85% dos assassinatos ocorridos na Bahia estão ligados ao uso de crack. Silveira afirmou que o problema deve ser combatido na produção e comercialização da droga. “Precisamos de políticas públicas de prevenção ao uso de drogas, especialmente do crack”, declarou.
Silveira afirmou que Vitória da Conquista é pioneira em projetos sociais que prestam assistência a crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. Citou o projeto Conquista Criança, que  é referência para todo país. Também destacou a postura do Governo Wagner e do presidente Lula na promoção de políticas públicas de combate às drogas. “Se a sociedade não se envolver, não encontraremos a solução”, disse, afirmando que existem políticos que são eleitos com ajuda do tráfico de drogas. O vereador garantiu que vai cobrar do prefeito Guilherme Menezes a instalação do Conselho Municipal Sobre Drogas.

O líder da bancada de situação, vereador Beto Gonçalves (PV), ressaltou a importância da discussão do tema e afirmou que Conquista sofre com os efeitos nocivos do uso e tráfico de drogas. O parlamentar ressaltou que um dos grandes problemas enfrentados no município é a migração de traficantes do Sudeste do país para Conquista. Comentou  o sofrimento das famílias que têm pessoas viciadas em drogas e ressaltou o papel dos meios de comunicação no trabalho de conscientização dos malefícios que as drogas causam física e psicologicamente.

O vereador Hermínio Oliveira (PDT) afirmou que o acompanhamento da família na vida das crianças e adolescentes é fundamental para que os mesmos não se envolvam no mundo das drogas. O parlamentar cobrou a criação de uma casa de acolhimento para crianças e adolescentes dependentes químicos. “É preciso promover palestras nas escolas, com o objetivo de conscientizar a juventude para não experimentar nenhum tipo de droga”, disse.

Já o vereador Ademir Abreu (PT), afirmou que o Brasil tem mais de 1,2 milhão de pessoas que usam drogas. Segundo o parlamentar, o início do consumo de drogas acontece na escola ou dentro da própria casa. “Combater o uso das drogas é fundamental. Para isto é preciso que políticas públicas sejam elaboradas e colocadas em prática no combate às drogas”, disse, enfatizando a criação da primeira Vara da Infância e Juventude em Vitória da Conquista, mais um instrumento de proteção às crianças e adolescentes no município.

O vereador Alexandre Pereira (PT) afirmou que é preciso um esforço conjunto de todos para resolver uma questão tão complexa que é o uso e tráfico de drogas. Pereira apontou o uso de álcool como primeiro passo para o consumo de drogas ilícitas. “São importantes as políticas preventivas e o apoio a entidades que contribuem para a recuperação do dependente químico”, afirmou.

O vereador Joel Fernandes (PTN) afirmou que a recuperação de uma só pessoa vale o esforço das entidades que trabalham com pessoas dependentes do crack. Afirmou que recursos públicos ficam ociosos diante da falta de projetos sociais de combate às drogas. Fernandes parabenizou o trabalho realizado pelo projeto Cristo Liberta e pela Fazenda Vida e Esperança.

Para o vereador Vivi Mendes (PT), o uso de drogas é um dos principais problemas da sociedade. Mendes parabenizou o vereador Gilzete Moreira pela iniciativa em realizar a sessão e afirmou que o  consumo de álcool também se configura como um problema de saúde pública a ser enfrentado.

Maio 2024