Imagem População prestigia desfile do 7 de Setembro

População prestigia desfile do 7 de Setembro

08/09/2010 08:00:00

O presidente da câmara de vereadores, Gildásio Silveira esteve presente ao desfile de 7 de Setembro que atraiu milhares de pessoas à Avenida Integração nesta terça-feira para acompanhar a apresentação das Forças Militares, de escolas, programas da Prefeitura e entidades civis.

Com o tema "Independência, um povo que se agiganta" desfilaram pela avenida, 24 escolas municipais (13 urbanas e 11 rurais), quatro estaduais e uma particular, além das secretarias municipais e instituições militares e civis que compõem anualmente a festa em comemoração pela Independência do Brasil.

Neste ano o grande destaque ficou por conta das fanfarras no desfile cívico. A prefeitura municipal a fim de valorizar a tradição das fanfarras nas escolas municipais e estaduais, instituiu o Troféu Fanfarras. Estavam participando este ano da disputa duas escolas municipais – Cláudio Manuel da Costa e Marlene Flores; da Rede Estadual - Centro Integrado de Educação Navarro de Brito (Cienb), Instituto de Educação Euclides Dantas (Ieed), Colégio Estadual José de Sá Nunes, Colégio Estadual Rafael Spínola e Colégio da Polícia Militar. Disputam ainda o troféu a Escola Monteiro Lobato, da rede particular, e a  fanfarra do Clube de Desbravadores, ligado à Igreja Adventista do 7º Dia.

Gildásio Silveira (PT), presidente da Câmara, destacou a organização da Prefeitura Municipal e da Polícia Militar no desfile de 7 de setembro. “A população comemora essa manifestação cívica de independência, uma independência que se constrói a medida de que os cidadãos vão conquistando as melhorias de vida, o Brasil vive um momento novo e Vitória da Conquista tem muito o que comemorar”, concluiu.

Para Coriolano Moraes, Secretário Municipal de Educação o tema do desfile resgata a construção da democracia através das conquistas populares, das questões raciais, dos descendentes africanos, dos direitos da mulher, da criança e do adolescente, dos direitos indígenas, construindo o debate de que a independência é uma conquista a partir de uma luta organizada e coletiva, afirmou.

“É um desfile muito bonito e a altura das grandes expectativas da população de Vitória da Conquista e região” destacou o prefeito Guilherme Menezes. É uma consequência natural do momento pelo qual passa o país. “Isso demonstra o gosto e o prazer que a população tem pela independência do país e por ver, hoje, o Brasil respeitado em todo o mundo”, destacou ainda
o momento em que Conquista é escolhida como uma das principais cidades do Brasil em desenvolvimento social e econômico.

Maio 2024