Imagem Vereadores comentam atendimento do Centro de Atenção e Apoio à Vida

Vereadores comentam atendimento do Centro de Atenção e Apoio à Vida

01/12/2010 10:20:00

Na sessão desta quarta-feira (1o), que marcou as comemorações do Dia Mundial de Combate à AIDS, o vereador Álvaro Pithon (DEM) parabenizou o vereador Beto Gonçalves (PV) pela iniciativa em realizar a sessão, que serviu para dar voz aos pacientes soropositivos que ainda não contam com um atendimento adequado. O parlamentar criticou o poder público local pela falta de respeito para com os pacientes com AIDS. Pithon comentou a decisão do Papa Bento XVI, que liberou os católicos para utilizarem o preservativo masculino como método para evitar a contaminação de doenças sexualmente transmissíveis.

O vereador Ademir Abreu (PT), que falou em nome da bancada de situação, destacou os avanços no trabalho desenvolvido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o que revolucionou o tratamento de pacientes com AIDS. Abreu afirmou que o Centro de Atenção  e Apoio à Vida (CAAV) desenvolve um trabalho que é referência em toda a região, mas reconheceu que os recursos destinados à saúde são insuficientes diante da demanda. “Quero aproveitar o momento para parabenizar todos aqueles que trabalham no CAAV”, afirmou.
O parlamentar destacou o prêmio que o presidente Lula recebeu nesta quarta-feira (1o) por ações que promovem a prevenção contra a AIDS. “Espero que com o advento do pré-sal, uma parte de recursos seja destinada para a saúde”, disse.

A vereadora Lúcia Rocha (DEM) destacou a importância de um centro especializado para pacientes que possuem o vírus HIV e salientou a necessidade de mais recursos para o CAAV. É bom saber que as pessoas com AIDS podem ter uma vida normal. Esta sessão foi muito importante, pois debateu um assunto de interesse de todos”, disse.

O líder da bancada de oposição, vereador Arlindo Rebouças (PMN), comentou as denúncias feitas diante da falta de funcionários no CAAV, o que prejudica o atendimento para os pacientes com AIDS. O parlamentar afirmou que é preciso que os usuários façam denúncias do número reduzido de servidores no local.
Rebouças enfatizou que as denúncias são importantes e que é preciso lutar para que o atendimento seja de melhor qualidade. O vereador fez duras críticas à administração municipal pela gestão da saúde e garantiu que, enquanto for vereador, vai denunciar as falhas no atendimento da saúde pública em Conquista. “Diante dos avanços no tratamento, as pessoas esqueceram que a AIDS é uma doença incurável”, disse.

O vereador Joel Fernandes (PTN) afirmou que deficiências na saúde pública podem ser encontradas em todo Brasil, inclusive em Vitória da Conquista. Ressaltou que, apesar das dificuldades, a cidade recebeu diversos prêmios em reconhecimento ao trabalho desenvolvido de assistência a pacientes soropositivos. “Isto é fruto do trabalho de uma equipe competente, que trabalha para superar as dificuldades. Espero que este serviço seja ampliado para que mais pessoas sejam alcançadas”, disse.

O vereador Beto Gonçalves (PV) afirmou que é preciso realizar campanhas de prevenção à AIDS em escolas e meios religiosos, como estratégia de enfrentamento da doença, impedindo que outras pessoas sejam infectadas. “Os vereadores têm o compromisso de abraçar esta causa”, disse.

Maio 2024