Imagem Movimento Trânsito e Cidadania é destaque na Câmara

Movimento Trânsito e Cidadania é destaque na Câmara

03/12/2010 09:20:00

Na tribuna livre da sessão desta sexta-feira (3), o ex-vereador Humberto Lima, presidente do Movimento Trânsito e Cidadania, solicitou apoio dos vereadores na luta pela melhoria do trânsito em Vitória da Conquista. Lima apresentou dados estatísticos sobre acidentes de trânsito com vítimas fatais. Segundo o ex-vereador, no Brasil, 50 mil pessoas morrem todos os anos, vítimas de acidentes no trânsito. “As estatísticas mostram que a maioria das mortes envolve bebida alcoólica e jovens entre 20 a 29 anos”, disse.
Lima afirmou que é dever do poder público gerir o trânsito de forma competente, por meio de políticas públicas eficazes de humanização do trânsito. Ressaltou que o  Movimento Trânsito e Cidadania tem por objetivo colocar o assunto na pauta de discussão da sociedade, para que, num esforço conjunto, apresentar uma proposta para a melhoria do trânsito em Conquista. “Pretendemos envolver todos no desenvolvimento de ações que reduzam os acidentes de trânsito em nossa cidade, por meio da educação para o trânsito”, afirmou, destacando a publicação do primeiro manifesto do movimento, que será publicado em janeiro de 2011.
Para o vereador Arlindo Rebouças (PMN), líder da bancada de oposição, o trânsito em Vitória da Conquista é “um verdadeiro caos”. Segundo o parlamentar, o número de veículos trafegando nas ruas aumentou consideravelmente, o que causa transtornos para a população. Rebouças criticou a gestão municipal do trânsito, enfatizando que “pessoas despreparadas contribuem para piorar o trânsito”. O vereador afirmou que é preciso investir em transporte coletivo com o objetivo de reduzir os engarrafamentos.
O vereador Alexandre Pereira (PT) afirmou que o Movimento Trânsito e Cidadania vai contribuir na discussão sobre o tema. Pereira destacou que as questões que envolvem o trânsito são complexas, necessitando de um esforço conjunto da sociedade para que os problemas sejam solucionados. “Cada um de nós tem que assumir sua responsabilidade, inclusive o poder público”, disse, destacando os avanços do Governo Municipal na área de gestão do trânsito.”O cidadão está em busca de novos avanços para melhoria do trânsito”, declarou.

Maio 2024