Imagem Prefeitura dá o primeiro passo para criação do Centro Integrado de Atendimento à Criança e ao Adolescente

17/03/2011 11:20:00

O presidente da Câmara, vereador Fernando Vasconcelos (PT), participou, nesta quarta-feira (16), no gabinete do prefeito Guilherme Menezes, da solenidade de assinatura do termo de intenção de doação das instalações do antigo Colégio Estadual Dirlene Mendonça. No local funcionará o Centro Integrado de Atendimento à Criança e ao Adolescente em situação de vulnerabilidade social, violência e em conflito com a lei.

O Centro também abrigará os Conselhos Tutelares; Conselho dos Direitos das Crianças e Adolescentes/Comdica; Centro de Referência Especializado em Assistência Social voltado para pessoas em situação de rua; Vara da Infância e da Juventude; representação do Ministério Público, entre outros serviços de saúde e educação. Há também a proposta de construção de um módulo para acolhimento de jovens que tenham cometido atos infracionais.

Segundo o  secretário Estadual de Educação, Osvaldo Barreto, “o Estado julgou apropriado ceder o imóvel para o Governo Municipal e  Coordenadoria da Infância e Juventude, vinculada ao Tribunal de Justiça da Bahia, implementarem o equipamento”. Já o prefeito Guilherme Menezes, afirmou que o Centro vai melhorar a qualidade de atendimento aos jovens em situação de vulnerabilidade social.

O presidente da Câmara, Fernando Vasconcelos destacou a importância do Centro para o Município. “O assunto é de grande relevância para a cidade.  Os adolescentes que vivem em situação de risco social por causa das drogas serão abrigados no Centro”, disse. Para Vasconcelos, o assunto não deve ser tratado como questão de política partidária, pois trata-se de uma conquista de todos. “É uma vitória de nossa cidade”, declarou.

Também estiveram presentes no encontro o secretário Municipal de Educação, Coriolano Moraes; o secretário Municipal de Governo, Edwaldo Alves; a secretária de Desenvolvimento Social, Nádia Márcia Campos; o juiz da Vara da Infância de Juventude de Vitória da Conquista, Juvino Henrique de Souza Brito; o promotor público, Marcos Coelho; o superintendente de Desenvolvimento da Educação Básica da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Nilton Pitombo; o presidente do Conselho Municipal de Educação,  professor Luiz Ibiapaba e o gerente regional da Direc 20, Ricardo Pereira.

Fotos: SECOM/PMVC

Maio 2024