Imagem Audiência pública marca Dia Mundial de Combate ao Tabagismo

Audiência pública marca Dia Mundial de Combate ao Tabagismo

01/06/2011 10:00:00

A Câmara Municipal realizou nesta terça-feira (31), audiência pública para discutir políticas públicas de combate ao fumo, e para marcar o Dia Mundial de Combate ao Tabagismo. A audiência foi uma iniciativa dos mandatos dos vereadores Gilzete Moreira (PSB) e do Presidente da Casa, Fernando Vasconcelos (PT).

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil, cerca de 200 mil pessoas morrem anualmente em decorrência do cigarro. O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) um problema de saúde pública global e a segunda maior causa de morte no mundo, com mais de 10 mil mortes por dia.

O vereador Gilzete Moreira (PSB), líder da bancada de situação, afirmou que o tabagismo é responsável por cerca de 30% das mortes por câncer no Brasil. “As doenças ocasionadas pelo consumo de tabaco matam, por ano, três milhões de pessoas no mundo, com uma projeção de mortes até 2020 em torno de 10 milhões de pessoas”, disse, ressaltando a urgente necessidade da elaboração de políticas públicas de combate ao fumo.

De acordo com o presidente da Câmara, vereador Fernando Vasconcelos (PT), cerca de 90% dos fumantes tornam-se dependentes do cigarro com menos de 19 anos, o que indica a necessidade de combater tal prática entre os adolescentes e jovens. Para o parlamentar, é preciso buscar estratégias que afastem os jovens do uso de cigarros e afins.

Nilva Fernandes, psicóloga do Projeto Cristo Liberta, trouxe informações sobre como o tabagismo se manifesta no corpo, provocando a dependência química do fumante. “Precisamos ter conhecimento dos malefícios do tabaco e passar as informações

Carlos Book, representante do Clube dos Desbravadores; “Que possamos zerar o índice de  fumantes e gozar de mais saúde”, ressaltou, destacando que a igreja adventista possui um curso de 5 dias para incentivar a população fumante a parar de fumar. O Clube dos Desbravadores também participou da audiência trazendo dados sobre os malefícios do tabagismo para usuários ativos e passivos, os prejuízos para a sociedade e o meio ambiente. “Os dados são alarmantes”, comentou a desbravadora Carolina.

Ataíde Macedo, coordenador do Projeto Cristo Liberta manifestou câmara prefeitura e secretaria da educação para fazer um grande movimento de combate às drogas “Vamos unir forças para fazer uma caminhada contra o tabagismo para esclarecer as pessoas sobre a necessidade de mudança”, destacou.

Maio 2024