Imagem Vereadores garantem discussão ampliada do Plano de Carreira dos professores

Vereadores garantem discussão ampliada do Plano de Carreira dos professores

01/06/2011 12:37:00

Na sessão desta quarta-feira (1o), o vereador Álvaro Pithon (DEM) afirmou que a desvalorização dos professores causa o desinteresse dos jovens pela profissão. O parlamentar afirmou que nenhum vereador da atual legislatura comporta-se como capacho do prefeito. “Posso garantir que os professores terão apoio do meu mandato, bem como de todos os vereadores desta Casa. Queremos a valorização da categoria com melhores salários”, declarou, enfatizando que a Câmara sempre esteve ao lado dos servidores municipais nos tempos mais difíceis.

O vereador Alexandre Pereira (PT) afirmou que as questões envolvendo o Plano de Carreira dos professores municipais há muito tempo vem sendo discutido pela categoria. Afirmou que a lei que será aprovada deverá ser o resultado do consenso entre Governo Municipal e professores. Pereira garantiu que a Câmara vai discutir a matéria com a mesma responsabilidade com que discute todos os projetos enviados para o Legislativo.

“Devo destacar que, para discussão desta matéria, devemos levar em consideração o papel da educação e do professor, além da governabilidade e legalidade naquilo que se pleiteia”, disse, ressaltando que os vereadores não podem modificar o projeto de forma que onere o Município. “Esta Casa não irá cometer nenhuma irregularidade, aprovando um PL para agradar quem quer que seja. Nosso compromisso maior é com toda a sociedade”, declarou, ressaltando que o debate deverá continuar em outros momentos.

A vereadora Lúcia Rocha (DEM) afirmou que vai votar favorável aos professores municipais. A parlamentar cobrou a valorização da categoria, num resgate da auto estima dos professores, para que os mesmos trabalhem por prazer. “Não adianta ter ideias se elas ficarem apenas no papel”, declarou, enfatizando a importância da ampliação dos investimentos em educação.

O vereador Arlindo Rebouças (PMN) criticou o Governo Wagner por cortar os recursos para educação nas universidades estaduais e também criticou o Governo Guilherme Menezes por não investir em educação. O parlamentar afirmou que, a partir de 1996, os professores sofreram com perdas salariais, o que reflete na insatisfação da categoria.

Para o vereador Gildásio Silveira (PT), líder do Governo na Câmara, a administração municipal tem se empenhado para que Vitória da Conquista ofereça educação de qualidade. Ressaltou que o debate não pode ser transformado em ocasião para discursos de críticas ao prefeito. “É preciso discutir o assunto com clareza e responsabilidade. Pedimos que o Governo analise de imediato as questões sobre a titulação e o interstício”, disse.

Maio 2024