Imagem Jornada de Crédito debate Lei 12.249 na Câmara Municipal de Vitória da Conquista

02/06/2011 18:00:00

Por iniciativa da Comissão de Agricultura da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, composta pelos vereadores Luciano Gomes (PR), Hudson Casto (PCdoB) e Vivi Mendes (PT), a Lei 12.249/10, que prevê a anistia ou renegociação dos débitos rurais, foi debatida em Vitória da Conquista, durante a Jornada de Crédito realizada na manhã de quinta-feira (2).

Dentro do que prevê a Lei, milhares de agricultores familiares terão suas dívidas de créditos rurais perdoadas e outros poderão renegociá-las com descontos de até 85%. Muitos, inclusive, já foram anistiados e sequer têm conhecimento de que podem fazer novo financiamento através do Pronaf.

Para esclarecer os pontos principais da remissão e renegociação desses créditos, estiveram presentes ao evento o representante do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), Lourival Soares, representantes dos Bancos do Brasil e do Nordeste, respectivamente, Célio José Vieira e Genival Lima Sampaio, e o gerente regional da EBDA, Roberto Costa e representantes de outros órgãos envolvidos na operacionalização e aplicação da lei na Bahia.

Segundo o presidente da Comissão de Agricultura, Luciano Gomes, “precisamos mudar essa realidade, buscar alternativas que dêem condição ao pequeno produtor de fazer o projeto e conseguir o recurso para se manter no campo, gerando emprego e renda não apenas para a sua família, mas também para outras pessoas”.

O vereador Vivi Mendes afirmou que a única forma de promover o desenvolvimento no campo é investindo no produtor. “Sem isso é impossível o homem continuar no campo”, afirmou.

Para o vereador Hudson Castro, toda política pública que visa o homem do campo deve ser incentivada, afinal é do campo que vem o sustento da cidade. “A anistia dos débitos rurais chegou em boa hora”, concluiu.

Maio 2024