Imagem Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado na Câmara

Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado na Câmara

08/06/2011 10:00:00

A Câmara Municipal realizou, nesta quarta-feira (8),  sessão especial em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, com o objetivo de discutir políticas públicas de preservação ambiental em Vitória da Conquista.

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972, marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano. Celebrado anualmente desde então no dia 5 de Junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente destaca a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental.

O vereador Beto Gonçalves (PV), presidente da Comissão de Meio Ambiente, destacou a importância da sessão, no sentido de colocar em pauta questões envolvendo a preservação ambiental. O parlamentar comentou a proposta do Código Florestal, apontando falhas na lei aprovada. Gonçalves afirmou que algumas mudanças no Código Florestal opõem-se ao que estabelece a própria Constituição do Brasil.

“Há uma preocupação quando se trata da reforma do Código Florestal. A sociedade organizada precisa estar atenta para esta questão. A reforma contradiz o que afirma a Constituição”, declarou, ressaltando que é preciso discutir amplamente o assunto.

O presidente da Casa, vereador Fernando Vasconcelos (PT), ressaltou que a Câmara sempre se preocupou com as questões relativas à preservação ambiental, promovendo debates importantes sobre o tema.

Carlos Alberto, que representou o IBAMA, ressaltou a importância da comemoração da Semana do Meio Ambiente, especialmente a realização da sessão na Câmara para discutir questões relativas à preservação ambiental. Para Alberto, a ação humana tem sido devastadora na natureza. “Temos questões graves que precisam ser resolvidas. No dia que o homem entender que agredir a natureza é agredir a si mesmo, aí teremos o início de uma consciência ecológica”, disse.

Para o Pe. Edilberto Amorim, é preciso que o homem tome consciência ambiental, assumindo uma postura de preservação. Amorim destacou o empenho da Igreja Católica para que o meio ambiente seja respeitado. “A Bíblia nos fala da criação de Deus, retratando que por trás da criação há uma mão de um ser superior”, disse, criticando a aprovação do novo Código Florestal.

O secretário Municipal de Meio Ambiente, Valdemir Oliveira Dias, destacou a realização da Semana do Meio Ambiente, promovida pela Prefeitura Municipal. Dias ressaltou a importância da promoção de políticas públicas de preservação ambiental, no sentido de compartilhar a responsabilidade nas ações que preservam o meio ambiente entre poder público e sociedade.

O aterro sanitário e a criação do selo Empresa Amiga do Meio Ambiente foram destaques no discurso do secretário, que acredita que tais iniciativas são estratégias importantes na preservação ambiental em Conquista. Dias também criticou a reforma do Código Florestal, salientando que a lei precisa ser melhor discutida.

José Cerqueira, servidor municipal, defendeu o plantio de árvores na zona urbana de Conquista. “Temos poucas árvores na cidade. A Secretaria do Meio Ambiente precisa fiscalizar a poda de árvores. Está faltando educação ambiental em nossa cidade”, disse.

Manoel Maciel de Almeida afirmou que falta interesse e empenho tanto da população quanto do poder público para que o meio ambiente seja preservado. Almeida criticou a morosidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente na investigação de denúncias de agressão do meio ambiente.