Imagem Vereadores destacam importância de ações que preservem o meio ambiente

Vereadores destacam importância de ações que preservem o meio ambiente

08/06/2011 11:00:00

Na sessão especial desta quarta-feira (8), que celebrou o Dia Mundial do Meio Ambiente, o vereador Hudson Castro (PCdoB) afirmou que Conquista avançou nas questões relativas à preservação ambiental, porém precisa investir em arborização. O parlamentar reconheceu o trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, mesmo diante da insuficiência de recursos para desenvolver um trabalho mais amplo. Em seu discurso, Castro agradeceu a empresa Teiú pela postura de preservação ambiental e pelo apoio ao esporte em Vitória da Conquista.

O vereador Hermínio Oliveira (PDT) criticou a aprovação do novo Código Florestal, ressaltando que a Lei precisa ser revista, para que o meio ambiente, de fato, seja preservado. O parlamentar cobrou da presidente Dilma uma postura mais ativa no que diz respeito à  fiscalização

O vereador Gilzete Moreira (PSB), líder da bancada de situação, afirmou que o investimento no fortalecimento das  famílias é estratégico na construção de um mundo melhor. O parlamentar ressaltou a importância da família Marinho de Andrade, que administra a empresa Teiú, homenageada com o Selo Empresa Amiga do Meio Ambiente na sessão desta quarta.

Para o líder da bancada de oposição, vereador Arlindo Rebouças (PMN), não há nada a ser comemorado no que diz respeito ao meio ambiente em Vitória da Conquista. Citou a poluição visual da cidade, a devastação de árvores sem fiscalização e pavimentação de trecho do Poço Escuro. Rebouças afirmou que falta ação e boa vontade por parte da Prefeitura. “Não adianta discutir na Câmara as questões envolvendo o meio ambiente. Precisamos sair do discurso e começar exigir postura do poder público”, declarou.

Já o líder do Governo na Câmara, vereador Gildásio Silveira (PT), destacou a entrega do certificado Selo Empresa Amiga do Meio Ambiente, afirmando que Vitória da Conquista conta com empresas preocupadas com a preservação ambiental. “Estou muito feliz por sairmos do discurso para a prática. As empresas que ainda não conseguiram o Selo vão se empenhar para receber a honraria”, disse.

O vereador Luciano Gomes (PR) afirmou que a empresa Teiú tem sido referencial para Vitória da Conquista, pois tem se preocupado com a preservação do meio ambiente. O parlamentar também afirmou que a zona rural sofre com a degradação ambiental e  cobrou da Secretaria de Meio Ambiente fiscalização na zona rural.  Gomes parabenizou a Igreja Católica pelo envolvimento nas questões ligadas à preservação ambiental.

O vereador Joel Fernandes (PTN) ressaltou que é preciso preservar os mananciais de água, que, no Brasil, estão quase totalmente contaminados pela ação humana. Fernandes também criticou o novo Código Florestal, ressaltando que o mesmo apresenta uma série de falhas.

O vereador Vivi Mendes (PT) salientou que é preciso pensar em ações práticas na preservação ambiental. Mendes afirmou que, na zona rural, o uso de agrotóxicos degrada o meio ambiente, acarretando sérios prejuízos ao meio ambiente.

O vereador Ademir Abreu (PT) afirmou que, como resultado da ação  humana na natureza, as áreas de preservação ambiental no Brasil estão diminuindo. “Empresas destroem as matas nativas e ocupam áreas que eram reservas naturais”, disse. O parlamentar destacou a criação do aterro sanitário e a preservação da Serra do Periperi como importantes ações do Município.

O vereador Alexandre Pereira (PT) ressaltou que, num momento em que o mundo volta os olhos para o Brasil, com a aprovação do novo Código Florestal, é preciso discutir o tema com responsabilidade.  O parlamentar parabenizou a empresa Teiú, por ter recebido o Selo Empresa Amiga do Meio Ambiente. “É um exemplo para que outras empresas de Vitória da Conquista possam seguir”, declarou.

Para o presidente da Câmara, vereador Fernando Vasconcelos (PT), a Câmara também tem sido exemplo nas políticas de preservação ambiental. Citou como exemplo a coleta seletiva de lixo e a utilização de papel reciclado, como pequenas ações que fazem diferença na preservação ambiental. O parlamentar também destacou a aprovação de leis como Adote uma Praça, que incentivam a preservação do meio ambiente. “São iniciativas como esta que colocam a Câmara como exemplo na preservação de nosso planeta”, concluiu.