Imagem Seca na zona rural: vereadores destacam apoio do Exército no abastecimento de água

09/08/2011 10:30:00

Resultado da longa estiagem que afeta a região, a seca na zona rural de Vitória da Conquista vem preocupando o poder público. Distritos que fazem parte do semiárido como Bate-pé, Iguá, José Gonçalves, Pradoso e Cercadinho estão sendo abastecidos por carros-pipa, numa ação da Coordenação Municipal da Defesa Civil.

Nesta segunda-feira (8), o Governo Municipal firmou parceria com o Exército Brasileiro, por meio do Programa Emergencial de Distribuição de Água Potável no Semiárido Nordestino (Operação Pipa), para a distribuição de água na zona rural do município.

Segundo informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura, o apoio do Exército estava suspenso desde o dia 8 de junho, porém foi retomado nesta segunda-feira. A coordenadora municipal da Defesa Civil, Rosa Freitas, afirmou que a retomada da parceria é muito importante para assegurar o abastecimento da zona rural.

O líder da bancada de oposição, vereador Arlindo Rebouças (PMN), afirmou que a seca que castiga a região trouxe sérios prejuízos no abastecimento. “É importante a presença do Exército na distribuição de água para a comunidade. Este foi um esforço da Câmara e, para nossa satisfação, esta semana o Exército já está na cidade para dar início ao abastecimento na zona rural”, disse.

Na sessão do último dia 3, o vereador Vivi Mendes (PT) destacou a urgente necessidade de abastecimento de água tratada em alguns povoados em que a situação é crítica. O parlamentar afirmou que destinou recursos do Orçamento Municipal para construção de pequenas aguadas em povoados rurais. “O povo está sofrendo muito com a falta d'água”, declarou.

Maio 2024