Imagem Vereadores querem criação do Conselho Municipal de Esporte

Vereadores querem criação do Conselho Municipal de Esporte

17/08/2011 11:15:00

Na sessão desta quarta-feira (17), que discutiu políticas públicas para o esporte em Vitória da Conquista, o vereador Hermínio Oliveira (PDT) destacou os grandes investimentos feitos no esporte em décadas passadas. Ressaltou a situação de abandono dos estádios Edvaldo Flores e Murilão, que, segundo o parlamentar, estão sem infraestrutura alguma para o funcionamento. “É importante a discussão destes temas em sessão especial”, disse, sugerindo a criação de uma comissão especial de vereadores para encaminhar as reivindicações apresentadas ao prefeito.

O vereaor Gildásio Silveira (PT) parabenizou o secretário Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer,  Gildelson Felício, pela brilhante participação na sessão e gestão responsável da referida Secretaria. Silveira afirmou que, atualmente, o município tem uma política séria voltada para o esporte, sem cunho eleitoreiro. O parlamentar citou o exemplo da reforma do Ginásio de Esportes Raul Ferral, que abrigou última festa em louvor à Padroeira da cidade. “Não temos o dom da perfeição, mas temos a disposição de trabalhar com honestidade e transparência. Esta é a marca que vem sendo implantada pelo Governo Municipal. É muito fácil apontar só erros e defeitos. É preciso dar as mãos e buscar soluções”, disse.

Para o vereador Álvaro Pithon (DEM), é importante investir no esporte em Vitória da Conquista. O parlamentar ressaltou os investimentos realizados por governos anteriores e destacou sua luta pela pavimentação asfáltica das ruas no entorno do estádio Lomanto Junior. Pithon disse que é lamentável a situação do campo do bairro Panorama. “Os refletores estão todos apagados. As pessoas estão sujeitas a sofrerem assaltos por causa da escuridão”, disse. O parlamentar afirmou, ainda, que o bairro Alto Maron foi um dos mais prejudicados em relação à construção de quadras e campos de futebol.

O vereador Beto Gonçalves (PV) afirmou que tem acompanhado as discussões sobre o esporte em Vitória da Conquista. Ressaltou que o esporte não se restringe apenas ao futebol, mas deve ser pensado também em suas diversas modalidades. Gonçalves ressaltou os investimentos do Governo Municipal diante das demandas apresentadas pelo esporte e sugeriu a realização de uma audiência pública para discutir a criação do Conselho Municipal de Esporte. “A criação do Conselho será benéfica para a Prefeitura”, declarou.

Já o vereador Luciano Gomes (PR), lamentou a atual situação do esporte amador em Conquista. O parlamentar cobrou mais investimentos na periferia e na zona ruiral, “realizando um trabalho de revitalização do esporte amador”. Gomes ressaltou a necessidade da criação de um campo de futebol no povoado de Cabeceira da Jibóia e cobrou da Prefeitura uma atitude diante da cobrança dos moradores. “Tive uma conversa com o prefeito e ele demonstrou  vontade de realizar a obra”, declarou, enfatizando a importância do esporte como fator de proteção em relação ao uso de drogas.

O vereador Hudson Castro (PCdoB) afirmou que é importante debater o tema na Câmara, porém é necessária a criação da Secretaria de Esporte, com o objetivo de elaborar políticas públicas voltadas para a área. “Ao invés de realizar mais audiência pública ou sessão, vamos criar uma comissão para solicitar ao prefeito a criação da Secretaria”, declarou. Castro destacou os avanços na área com os investimentos do Governo Municipal. “Nossa cidade, com toda dificuldade, é uma das poucas que possuem quadras em todas as modalidades de esporte”, disse, ressaltando as ações da Prefeitura no que diz respeito ao esporte.

O parlamentar agradeceu aos deputados Paulo Magalhães, Joao Bacelar, Jurandir Oliveira, Alice Portugal e a senadora Lídice da Mata por destinarem recursos do Orçamento da União para o esporte em Vitória da Conquista. “Precisamos nos unir para buscar soluções. Somente juntos podemos encontrar as melhores saídas”, disse.

Para o vereador Vivi Mendes (PT), é importante invetir também no esporte profissional, que já deu tantas alegrias para a cidade. O parlamentar cobrou investimentos nas quadras da zona rural e ressaltou sua luta para que o Governo Municipal destine verbas para o esporte na zona rural. Destacou a luta pelos recursos para construção de quadras esportivas no bairro Conveima I e região da Limeira.

O vereador Arlindo Rebouças (PMN) afirmou que desde 2009 foi aprovado a criação do Conselho Municipal de Esporte, porém até o momento a Prefeitura não tomou nenhuma providência. O parlamentar ressaltou que, mesmo diante das cobranças, nada foi feito em relação ao esporte no município. “Os jovens são recuperados por meio do esporte”, destacou.

O presidente da Câmara, vereador Fernando Vasconcelos (PT), afirmou que a Casa está empenhada para que o Conselho Municipal de Esporte seja, de fato, criado. O parlamentar garantiu que o debate não vai se encerrar apenas na realização da sessão especial e anunciou a realização de uma audiência pública para discutir a criação do Conselho.  "Em nome das duas bancadas, afirmou que continuaremos discutindo o assunto, com responsabilidade e seriedade, respeitando todas as opiniões", disse.