Imagem Parlamentar discute a ampliação do abastecimento de água para Conquista e região

18/08/2011 17:37:00

Preocupado com a realidade do abastecimento de água em Vitória da Conquista e região, o vereador Ademir Abreu (PT), presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social, esteve em Salvador, na última segunda feira (15), participando de audiência com o senador Walter Pinheiro, acompanhado dos assessores parlamentares Karine Borges e Renato Silva, além do representante da zona rural de Saguí e Baixão, Josué Carlos Cabral e de lideranças de outras cidades como Nova Canaã, Presidente Jânio Quadros, Maetinga e Aracatu.

O debate girou em torno da deficiência do abastecimento de água para Conquista e região. Abreu discutiu com o senador a importância do projeto que amplia o abastecimento a partir da barragem do rio Pardo, para atender em especial a zona rural do município.

Também foi tratada na reunião, a possibilidade de construção da barragem do rio Catulé, em Barra do Choça e sobre o apoio do senador para construção da barragem do Poço Comprido I, na região de Bate Pé, uma demanda encaminhada pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence.

“Como resultado da reunião, o senador Walter Pinheiro se comprometeu a visitar Vitória da Conquista para discutir, por meio de audiência pública, os melhores caminhos para resolver o problema”, afirma o parlamentar, que ressaltou que foi cogitada a possibilidade da barragem de Anagé abastecer as cidades do entorno do município, como medida para atender a demanda da região.

Asfalto Jardim Guanabara

Na oportunidade, o parlamentar cobrou a solicitação que prevê o asfaltamento das ruas do bairro Jardim Guanabara, emenda protocolada em 2010, quando o senador Pinheiro ainda exercia o mandato como deputado federal.

EBDA

Em Salvador, o vereador se reuniu também com o diretor executivo da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Marcelo Matos, para conhecer mais sobre o projeto da instituição que visa o fortalecimento do pequeno produtor de leite.

Segundo o parlamentar, os produtores que possuem vacas, com quantidade múltipla do número oito no rebanho, podem participar do programa que utiliza hormônio para antecipar o período de manifestação do cio e possibilita o parto programado do rebanho.

Para Ademir, a técnica pode viabilizar o aumento da produção de leite dos pequenos produtores de leite de Conquista e região. “Os produtores contam somente com a natureza, essa iniciativa vai dinamizar a produção e aumentar a renda dessa população”, disse.