Imagem Sindicato dos Bancários lança cartilha informativa na Câmara

Sindicato dos Bancários lança cartilha informativa na Câmara

19/08/2011 11:00:00

Na sessão desta sexta-feira (19), Delson Brito Coêlho, presidente do Sindicato dos Bancários em Vitória da Conquista, falou sobre o lançamento da cartilha “Os bancos e você: como se defender dos abusos bancos”. Segundo Coêlho, a cartilha aborda assuntos do dia a dia bancário, como abertura de contas e cobrança de tarifas bancárias.

“O consumidor bancário deve ter todas as informações para escolher onde quer ter uma conta, como deseja movimentar seu dinheiro, quais são os seus direitos e como usar o sistema bancário de forma correta”, disse Coêlho. A cartilha foi elaborada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, em parceria com o Sindicato dos Bancários.

O sindicalista condenou a cobrança abusiva de juros e o desrespeito para com os clientes, que são obrigados a esperar em longas filas. Para Coêlho, é preciso que os consumidores lutem para que seus direitos sejam respeitados. “O objetivo de lançar esta cartilha é informar a população”, declarou.

Campanha salarial - Outro tema abordado por Coêlho foi a campanha pelo reajuste salarial dos trabalhadores bancários. O sindicalista afirmou que a minuta com a pauta de reivindicações já foi entregue à Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN). Contratação de mais bancários, reajuste salarial de 12,8%, participação nos lucros e redução de tarifas e juros são alguns dos pontos reivindicados pelo Sindicato dos Bancários.

O vereador Arlindo Rebouças (PMN), líder da bancada de oposição, afirmou que os banqueiros ganham lucros enormes ao passo que os funcionários dos bancos trabalham em condições desfavoráveis, não tendo o reconhecimento do seu trabalho. “Continuem a luta”, disse o parlamentar, dirigindo-se aos bancários. Rebouças ressaltou, ainda, a importância do acompanhamento e fiscalização dos clientes em relação à cobrança de taxas bancárias.

Para o vereador Hudson Castro (PCdoB), é importante o movimento do Sindicato dos Bancários. “Se não fossem essas mobilizações, haveriam mais abusos contra a população”, declarou, parabenizando a categoria pela iniciativa em lançar a cartilha informativa. O parlamentar sugeriu a realização de uma audiência pública para discutir o tema.