Imagem Embasa é homenageada em sessão especial

Embasa é homenageada em sessão especial

02/09/2011 11:30:00

A Câmara Municipal realizou, na manhã desta sexta-feira (2), sessão especial para celebrar os 40 anos da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). A sessão foi uma iniciativa do vereador Beto Gonçalves (PV), segundo quem a empresa tem o desafio de universalizar os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na Bahia.

O parlamentar destacou que a Embasa é reconhecida como a melhor companhia de saneamento do país, com destaque para o desempenho em práticas de gestão inovadora, como as parcerias público-privadas. Gonçalves destacou o sucesso do programa Água para Todos, que foi lançado em setembro de 2007 pelo Governo do Estado, e faz parte do conjunto de ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “Mais de três milhões de pessoas serão beneficiadas pelo programa”, disse.

O presidente da Casa, vereador Fernando Vasconcelos (PT), destacou a importância da Embasa para o estado da Bahia, ressaltando a atuação da empresa em Vitória da Conquista. Vasconcelos enfatizou os investimentos que estão sendo feitos através do Governo do Estado e da União, viabilizando projetos importantes na região Sudoeste como o abastecimento de água, esgotamento sanitário e construção de nova lagoa de decantação.

O deputado estadual José Raimundo Fontes (PT) destacou a importância da Embasa para Vitória da Conquista. O parlamentar fez um resgate histórico da atuação da empresa e criticou governos passados por não investirem em esgotamento sanitário. “A grande revolução veio quando o presidente Lula assumiu seu primeiro mandato. A Embasa, que iria ser privatizada, foi preservada como empresa que presta serviço essencial para a população”, disse. O parlamentar citou as obras de esgotamento sanitário, destacando que, em breve, a cidade vai contar com cerca de 80% de cobertura do esgotamento sanitário.

Para o deputado federal Waldenor Pereira (PT), a Embasa tem um importante papel na estrutura do estado. Destacou os resultados positivos do trabalho de Abelardo Oliveira Filho, presidente da Embasa, que veio a Vitória da Conquista para participar da sessão. Ainda em seu discurso, Pereira ressaltou as obras de saneamento básico em Conquista. “Trata-se de um investimento de R$ 100 milhões, que já está em fase de conclusão. Isso vai revolucionar a saúde do nosso município”, afirmou.

Luiz Alberto Sellmann, secretário Municipal de Transporte, Trânsito e Infraestrutura, que representou o prefeito Guilherme Menezes, destacou que, a partir do Governo Lula, as questões envolvendo o saneamento básico e abastecimento de água passaram a ser prioridade. “O abastecimento de água e esgotamento sanitário foram melhorados e estamos caminhando para 100% de cobertura”, declarou, informando que o projeto de implantação do sistema de esgotamento sanitário está em fase de conclusão.

Segundo Luis Teles, chefe de gabinete da presidência da Embasa, há cerca de 100 anos foi implantado o primeiro sistema de abastecimento de água em Vitória da Conquista. Teles afirmou que, desde então, a cidade vem recebendo melhorias no abastecimento, como a construção de chafarizes e da barragem que atualmente abastece a cidade. “O sistema foi ampliado e hoje temos água de qualidade para os conquistenses”, afirmou.

José Olímpio da Silveira, gerente regional da Embasa, afirmou que nos últimos 40 anos a empresa vem trabalhando para oferecer um serviço de qualidade. Destacou as obras de saneamento básico, comemorando a conclusão do sistema de esgotamento sanitário, que, segundo Silveira, vai atingir cerca de 80% de cobertura.

O presidente da Embasa, Abelardo Oliveira Filho, afirmou que o sucesso do trabalho da Embasa é prova que uma empresa pública pode ser gerida com eficiência e competência. Afirmou que o desafio do Governo do Estado é a universalização do sistema de abastecimento, garantindo o serviço para toda a população. Filho apresentou relatório da ação da Embasa e destacou o sucesso de programas como Água para Todos e os investimentos em abastecimento de água e esgotamento sanitário na cidade e zona rural.

“O governador Jaques Wagner foi sensível ao problema da falta de abastecimento de água na zona rural”, declarou, informando que recursos ainda serão liberados para as obras da Embasa na cidade, que estão em fase de conclusão, beneficiando tanto Conquista quanto os municípios de Tremedal e Belo Campo.

O presidente da Embasa recebeu a Moção de Aplauso da Câmara Municipal em celebração aos 40 anos de atuação da empresa.

Maio 2024