Imagem Convênio do Governo do Estado com o QualiSUS vai garantir ampliação do Hospital de Base

02/09/2011 13:00:00

Os vereadores Alexandre Pereira (PT) e Fernando Vasconcelos (PT) participaram, na última quarta-feira (31), de audiência na Secretaria Estadual de Saúde com o objetivo de apresentar algumas demandas de Vitória da Conquista, fruto de discussões na Câmara, com a colaboração dos membros da Comissão de Saúde, da sociedade, e participação dos vereadores Ademir Abreu (PT) e Arlindo Rebouças (PMN).

Pereira e Vasconcelos foram recebidos pelo chefe de gabinete da Secretaria, Washington Couto, com quem discutiram a ampliação do setor de emergência do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), também conhecido como Hospital de Base.

Segundo Washington Couto, em breve o Governo Federal estará assinando um convênio, por meio do QualiSUS, no valor de mais de R$ 6 milhões, que serão destinados ao HGVC, o que vai permitir a implantação de um Unidade de Pronto Atendimento (UPA) dentro da estrutura do próprio hospital. A ampliação do número de leitos é outra demanda que será atendida a partir da liberação dos recursos. “Todos os esforços estão sendo feitos e, em breve, teremos o início das obras no Hospital de Base”, disse o parlamentar, destacando o empenho do deputado José Raimundo Fontes.

Para o vereador Fernando Vasconcelos, os vereadores vão continuar em busca de mais recursos para a saúde. “As demandas são inúmeras, mas o Governo do Estado tem feito um esforço para atender as solicitações que vão beneficiar diretamente a população. A UPA era um sonho que começa a se materializar”, afirmou.

Hospital Afrânio Peixoto - Na audiência também foram discutidas estratégias para melhor utilização do espaço do Hospital Psiquiátrico Afrânio Peixoto. O hospital será estruturado para oferecer tratamento para pessoas com dependência química. “É uma perspectiva interessante proposta para o hospital e, sem dúvida nenhuma, vai associar-se ao trabalho já desenvolvido pelo CAPSad e instituições comunitárias especializadas na recuperação de dependentes químicos”, afirmou Alexandre Pereira.

Maio 2024