Imagem Comissão de Meio Ambiente visita nova estação de tratamento da Embasa

Comissão de Meio Ambiente visita nova estação de tratamento da Embasa

03/09/2011 10:00:00

Na última sexta-feira (2), a Comissão do Meio Ambiente, formada pelos vereadores Joel Fernandes (PTN), Néu do Gás (PSB) e Beto Gonçalves (PV), visitaram as instalações da nova Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) da Embasa, a convite do presidente da empresa Abelardo Oliveira Filho, do chefe de gabinete da presidência, Luis Teles e do gerente regional, José Olímpio da Silveira.

Uma das maiores obras da Embasa em execução no estado atualmente é a ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Vitória da Conquista. Com investimentos em torno de R$ 113 milhões, a obra conta com a implantação de uma moderna Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) e a ampliação da rede coletora. A ação irá aumentar a cobertura do serviço de esgotamento sanitário dos atuais 45% para 85% da cidade. Atualmente, foram executados 67% do cronograma da obra e a previsão de conclusão é para o primeiro semestre de 2012.

O presidente da Embasa, Abelardo Oliveira Filho, destacou o trabalho da empresa em toda a Bahia, que “continua numa perspectiva de universalizar nos próximos 20 anos o acesso a água de qualidade e um serviço de coleta e esgotamento sanitário”. “Essa estação é uma obra grandiosa, moderna e complexa, dando a dimensão e a importância que o Governo do Estado atribui à população baiana e particularmente de Vitória da Conquista”, disse, destacando os investimentos feitos para garantir a melhoria da qualidade de vida das pessoas, melhoria da saúde e desenvolvimento social e economico.

“O governador Jaques Wagner tem feito uma verdadeira revolução nessa area de abastecimento de àgua e esgotamento sanitário. São mais de 2 milhões de pessoas atendedidas com água, mais de um milhão de pessoas atendidas com esgoto e até 2014 irá avançar, principamente com o lançamento do programa Àgua para Todos", informou Oliveira Filho, ressaltando o empenho da Embasa para concluir as obras na cidade. “Esperamos que, no máximo meados do próximo ano, esta obra esteja funcionando plenamente e atendendo a população de Vitória da Conquista”.

O vereador Joel Fernandes (PTN) destacou a importância da nova estação de tratamento da Embasa para trazer saúde à população. “Um cidade como Vitória da Conquista não pode ter mais as lagoas de decantação. A cidade ganha um equipamento de primeiro mundo" afirmou.

Para o vereador Beto Gonçalves (PV), é uma “obra grandiosa e nossa cidade merece esse investimento”. “A comunidade e o meio ambiente agradecem, já que essa nova estação de tratamento vai fazer todo o processo de purificação retornando a àgua ao rio Verruga com um nivel elevado de tratamento. As obras estão a todo vapor e em breve estará em pleno funcionamente. Pedimos a compreenção da população para que não façam as ligações clandestinas, pois isso acarretará em atraso na ligação dos ramais atrasando o funcionamento da nova estação de tratamento”, disse, convocando a população.

Maio 2024