Imagem Audiência Pública no IFBA detalha o Pronatec

Audiência Pública no IFBA detalha o Pronatec

19/09/2011 15:25:00

Os vereadores Fernando Vasconcelos (PT) e Alexandre Pereira (PT), participaram na última sexta-feira (16) da audiência pública no IFBA – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, para debaterem o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

A audiência foi uma iniciativa da comissão de educação e cultura da Câmara dos Deputados, que tem como membro titular o deputado federal Waldenor Pereira e contou ainda com a presença do assessor especial da Secretaria Nacional de Ensino Técnico e Profissional, Ângelo Ronaldo, do deputado estadual José Raimundo Fontes e do representante da Secretaria Estadual de Ensino Profissionalizante, Antônio Almerico.

O Pronatec, projeto de Lei n° 1.209/11, aprovado na Câmara dos Deputados no último dia 31, tem como objetivos expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionalizantes de nível médio, bem como de cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores.

Para Ângelo Ronaldo, assessor especial da Secretaria Nacional de Ensino Técnico e Profissional, que apresentou o programa aos presentes, o país passa por um processo de crescimento e desenvolvimento, onde as empresas têm dificuldade de encontrar mão de obra especializada para dar conta dessas demandas. São vários projetos em andamento de infraestrutura do PAC, Petrobras e de outras grandes empresas que necessitam de pessoas com a devida capacitação. O Pronatec o resultado de um esforço conjunto das redes federais do Sistema “S” (Sesc, Sesi, Senac e Senai) e estaduais, para capacitar os trabalhadores e estudantes para que possam ter acesso a melhores empregos.

O deputado federal Waldenor Pereira destacou o Pronatec como um dos programas mais importantes do Governo Federal, que pretende formar em 4 anos, 8 milhões de brasileiros. “É um programa de educação profissional e tecnológica, que tem a intenção de forma uma mão de obra qualificada e também de incluir socialmente milhares de trabalhadores oriundos dos programas de transferência de renda a exemplo do Bolsa Família e de deficientes”, disse. O programa já conta com recursos na ordem de 1 bilhão e duzentos milhões de reais podendo chegar a 2 bilhões por ano até o fim do mandato da presidenta Dilma.

Segundo Paulo Marinho, diretor do IFBA em Vitória da Conquista, a instituição habilitou 80 cursos dentro do programa e estará disponibilizando nos próximos 3 anos, 6 mil vagas para cursos de capacitação de trabalhadores. Visando a Copa de 2014, Olimpíadas de 2016 e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “O Brasil está montando uma ampla infraestrutura e é necessários engenheiros, técnicos e mão de obra qualificada. O Pronatec vai atender essas demandas”, afirmou.

Maio 2024