Imagem Vereadores querem projeto de ressocialização para presidiários

Vereadores querem projeto de ressocialização para presidiários

16/09/2011 11:20:00

Na sessão que discutiu o sistema prisional em Vitória da Conquista, o vereador Arlindo Rebouças (PMN), líder da bancada de oposição, criticou o Governo do Estado pelo descaso para com a segurança pública em Vitória da Conquista. O parlamentar solicitou um minuto de silêncio em protesto quanto à falta de comprometimento do governo estadual para com problemas como superlotação do Presídio Nilton Gonçalves e infraestrutura mínima para que a segurança pública em Conquista efetivamente enfrente a criminalidade. “É preciso investir em nossos jovens, como estratégia de combate ao crime”, disse. Rebouças também criticou a inoperância dos representantes políticos de Vitória da Conquista nos cenários estadual e federal.

O vereador Alexandre Pereira (PT) reconheceu as dificuldades enfrentadas pelo Estado no que diz respeito à segurança pública. O parlamentar rebateu as críticas feitas por Rebouças, afirmando que os deputados Jean Fabrício, José Raimundo Fontes e Waldenor Pereira não foram convidados para a sessão. Pereira destacou que o problema do sistema prisional precisa ser discutido com responsabilidade. “É preciso mudar a cultura do encarceramento, pois as penitenciárias são verdadeiras fábricas de criminosos. É preciso repensar as políticas públicas de segurança”, declarou.

O vereador Álvaro Pithon (DEM) lamentou que, na sessão itinerante da Assembleia Legislativa, que aconteceu na tarde da última quinta-feira (15), nenhum deputado falou sobre a paralisação das obras do novo presídio. O parlamentar ressaltou que é preciso unir forças para que os recursos destinados para a instalação do novo equipamento não retornem aos cofres do Governo Federal. Pithon também cobrou a liberação de recursos para a Polícia Civil.

Para o vereador Hudson Castro, é preciso que as lideranças políticas se mobilizem para assegurar os recursos. O parlamentar afirmou que a cidade precisa de uma atenção especial no que diz respeito à segurança pública. Destacou que o deputado estadual Jean Fabrício não participou da sessão por não ter sido convidado. Castro rebateu as críticas contra o prefeito Guilherme Menezes e ressaltou que é preciso unir forças para que as obras do presídio sejam concluídas.

O vereador Ademir Abreu (PT) afirmou que uma política de ressocialização dos detentos precisa ser colocada em prática no sistema prisional de Vitória da Conquista. O parlamentar cobrou a implantação do Centro Integrado de Educação de Jovens e Adolescentes em conflitos com a lei. Abreu defendeu a entrada no serviço público por meio de concurso.

O líder do Governo na Câmara, vereador Gildásio Silveira (PT), destacou a rebelião que aconteceu em 1997, que marcou um dos momentos mais difíceis no que diz respeito à segurança pública em Vitória da Conquista. Ressaltou que o esforço do então deputado Jaques Wagner foi fundamental para que a rebelião fosse contornada. Segundo o parlamentar, o prefeito Guilherme está atento às questões envolvendo a segurança pública em Conquista. Solicitou do secretário Estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização  a implementação de ações de capacitação para as pessoas que estão presas.

Para o vereador Beto Gonçalves (PV), o debate sobre o tema é fundamental para encontrar soluções para os problemas envolvendo a segurança pública. O parlamentar comentou o programa Começar de Novo – uma política pública que visa ressocializar os detentos. “Este é o momento de pensar em soluções para os problemas de segurança pública”, declarou.

O vereador Joel Fernandes (PTN) destacou a interdição da carceragem do Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP), diante da precária situação do local. Fernandes afirmou que a insalubridade do local funcionava como “uma fábrica de fazer criminosos”. O parlamentar defendeu a implantação de uma penitenciária, com programa de ressocialização dos detentos.

O líder da bancada de situação, vereador Gilzete Moreira (PSB), afirmou que as críticas à segurança pública devem vir acrescidas de possíveis soluções para os problemas detectados. O parlamentar afirmou que espera que o secretario desenvolva um excelente trabalho na segurança pública da Bahia.

Maio 2024