Imagem Audiência pública homenageou contadores e contabilistas conquistenses

Audiência pública homenageou contadores e contabilistas conquistenses

23/09/2011 08:20:00

A Câmara Municipal realizou, na noite desta quinta-feira (22), audiência pública em comemoração ao Dia do Contador. A audiência foi uma iniciativa do mandato do vereador Gilzete Moreira (PSB), e teve o objetivo de homenagear os contadores conquistenses, reconhecendo o valor do profissional contábil para a sociedade.

Segundo o vereador, a profissão de contador vem ganhando espaço nos processos gerenciais das organizações, colocando em prática uma visão mais dinâmica e interativa dentro das empresas. Para o parlamentar, é preciso ter uma ampla visão empresarial, além de possuir conhecimentos gerais e específicos que contribuam com o exercício da sua função.

“A contabilidade está envolvida na vida das pessoas tanto na parte econômica quanto na parte social. Tem a função de munir o empresário com todo tipo de informações, para que ele possa tomar decisões acertadas na administração da empresa. Assim, o contador deixou de ser um funcionário burocrata para tornar-se parceiro estratégico das empresas em que atua. Sem dúvida, é um dos principais funcionários de qualquer organização”, disse o vereador.

Amauri Soares, presidente Sindicato dos Contadores de Vitória da Conquista (SINCOTEC), destacou que os associados do Sindicato vem lutando pelo desenvolvimento da profissão, especialmente no fortalecimento da educação continuada. Soares agradeceu a homenagem prestada pela Câmara, e ressaltou a necessidade da formação continuada dos contadores. “Somos nós contadores que contribuímos de forma decisiva na administração das empresas”, declarou.

Também participaram da audiência o representante da Delegacia da Receita Federal, Tarcísio Luiz Mattos de Almeida; Marivone Ribeiro Batista, que representou o Governo Municipal; Hélio Ribeiro, que representou os deputados Waldenor Pereira e José Raimundo Fontes; Josevaldo Alves de Souza, representante da Faculdade do Interior do Nordeste (Fainor) e o representante do Sindicato das Empresas de Serviços de Contabilidade, Josafá Barreto.

Homenagem – Na audiência, o  SINCOTEC prestou homenagem a pessoas que se destacaram na valorização da profissão de contador, com o Troféu Deusdete Reis.

Ricardo Mendes Farias - Ex Delegado da Receita Federal em Vitória da Conquista.

Edinalva Novais Pimentel - CREAME

Pe. Edilberto Araujo Amorim - COTEFAVE

Maria do Carmo Gomes Cândido - Casa do Câncer

Tarcísio Luis Marques de Almeida - Receita Federal