Imagem Greve no IFBA: Câmara realiza sessão especial sobre o tema

Greve no IFBA: Câmara realiza sessão especial sobre o tema

23/09/2011 11:20:00

A Câmara Municipal realizou, na manhã desta sexta-feira (23), sessão especial para discutir o movimento grevista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). A sessão foi uma iniciativa dos vereadores Gilzete Moreira (PSB) e Fernando Vasconcelos (PT), presidente da Câmara, com o apoio dos demais vereadores.

Vasconcelos afirmou que a sessão foi uma oportunidade democrática para que o assunto fosse discutido com os vereadores. “A Câmara abre espaço, de forma democrática, para que o debate seja feito. O Poder Legislativo se posiciona favorável ao movimento, com o objetivo de unir esforços com professores e alunos”, disse.

A professora Maria Laura Souza destacou que a expansão dos institutos da rede federal de ensino vem com a proposta de oferecer educação pública de qualidade do ensino fundamental até o superior, oferecendo cursos de formação técnica. Ressaltou que a expansão dos institutos federais deve vir acompanhada de infraestrutura adequada e professores capacitados. “Tem escolas que faltam laboratório, biblioteca e uma série de fatores imprescindíveis para o funcionamento adequado”, afirmou.

De acordo com Souza, uma das reivindicações da classe de professores é a destinação de 10% do Produto Interno Bruto do Brasil (PIB) para a educação. “O Brasil é um dos países que menos investem em educação. É preciso fiscalizar a gestão dos recursos já existentes”, disse a professora, ressaltando o baixo rendimento dos alunos brasileiros nos índices de Programa Internacional de Avaliação dos Alunos.

Para o professor Maximiliano Coelho, investir em educação deveria ser prioridade em qualquer governo, pois a educação fomenta o crescimento e desenvolvimento de qualquer região. Quanto ao movimento grevista, Coelho afirmou que os professores vem sofrendo sucessivas perdas salariais. “Investir em educação é investir na qualidade de vida do povo brasileiro”, concluiu.

Ione Rocha, professora do IFBA, destacou a estrutura do Instituto em Vitória da Conquista, que oferece cursos em níveis técnico e superior. Rocha ressaltou que a unidade de Conquista conta com uma equipe altamente qualificada, que contribui com a consolidação do IFBA no cenário da educação na região. “Estudantes e profissionais egressos do IFBA têm obtido êxito no mercado de trabalho”, disse.

Para a professora Luzia Helena Santiago, também afirmou que a expansão dos institutos federais deve ser acompanhada de infraestrutura e recursos necessários. Santiago destacou a mobilização dos alunos em apoio ao movimento grevista. “Os alunos estão de parabéns pelo engajamento político no movimento de greve”, disse.

Estudantes se manifestam – O estudante Saulo Moreno Rocha afirmou que a educação pública vem sendo relegada a segundo plano, sem investimentos expressivos.  “Esta sessão não pode se restringir somente em discursos vazios. As casas legislativas possuem o dever de zelar pelo bom andamento dos recursos públicos”, declarou, cobrando da Câmara de Vereadores apoio e um posicionamento favorável ao movimento grevista.

Maio 2024