Imagem Câmara discute criação da universidade federal em Conquista

Câmara discute criação da universidade federal em Conquista

23/09/2011 20:30:00

A Câmara Municipal e a unidade da Universidade Federal da Bahia (UFBA) em Vitória da Conquista realizaram na tarde desta sexta-feira (23), audiência pública para debater a respeito da criação de uma universidade federal no município.

Para o presidente da Casa, vereador Fernando Vasconcelos (PT), a luta pela criação da Universidade Federal do Sudoeste da Bahia (UFSB) envolve toda sociedade e representa uma conquista histórica para o desenvolvimento do nosso município e região. “Essa é uma luta que ultrapassa as fronteiras do nosso município e abarca toda a região Sudoeste. Vamos unir esforços para garantir mais essa vitória. O Poder Legislativo estará, como sempre esteve, de portas abertas para debates como este, especialmente porque a atuação deste corpo legislativo é em defesa de toda a comunidade regional e local”, disse.

O professor Orlando Silvio Caires, diretor do campus da UFBA em Conquista, apresentou os relatórios dos estudos e pesquisas feitas em toda região reunindo dados que comprovam a necessidade de uma universidade federal. “Estamos lutando para demonstrar a capacidade de Vitória da Conquista para receber a UFSB”, disse.

Para o reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), professor doutor Paulo Roberto Pinto, o desenvolvimento não acontece de forma isolada, mas em parceria com o setor público, privado, educacional e demais setores da sociedade. “É preciso consolidar Vitória da Conquista como pólo educacional para nossa região. Temos que estar juntos na construção e no apoio para a implantação da universidade federal em nossa região.”

O deputado estadual José Raimundo Fontes (PT), questionou a falta de avanços no ensino superior da Bahia ao longo dos anos e falou sobre os novos rumos na área educacional com o atual projeto político para o estado. “O futuro passa por este momento histórico que estamos acompanhando neste debate. Nos resta agora lutar e  expressar nossa vontade definitiva sobre essa questão ao governador e a nossa bancada federal”, concluiu.

O deputado federal Waldenor Pereira (PT) relatou as conquistas alcançadas quando o governo estadual decidiu priorizar a expansão da educação superior no estado ”Temos a necessidade de ampliar os investimentos em educação na Bahia. É mais do que justa a reivindicação da população para implantação da universidade federal em nossa região. Assumimos como prioridade de mandato a expansão do ensino superior no interior do estado. Recebemos um compromisso do governo federal de que a próxima universidade federal a ser instalada no interior da Bahia será na região sudoeste. Estou esperançoso de que teremos a instalação da UFSB num futuro breve”, garantiu.

O prefeito Guilherme Menezes (PT), falou do empenho do governo municipal para garantir a instalação da universidade federal no município. “Sem vontade política nada acontece”, afirmou.

Vereadores defendem a implantação da UFSB

O vereador Alexandre Pereira (PT) destacou a importância da discussão. “Não temos dúvida de que o ensino superior tem servido para alavancar o desenvolvimento social, político e econômico de nossa cidade. Esta Casa estará sempre caminhando junto nesta luta”.

Arlindo Rebouças (PMN) parabenizou o diretor Orlando Caires pelo trabalho desenvolvido com a comunidade acadêmica da UFBA. “Para consolidar o nosso crescimento precisamos garantir a universidade federal em Conquista”, disse, ressaltando que a união das autoridades políticas será fundamental para garantir mais essa vitória. “Precisamos dar os braços para lutarmos pela nossa universidade federal”, falou.

O vereador Ademir Abreu (PT) falou sobre a luta histórica dos estudantes na busca de melhorias para a educação. “Estamos contribuindo para que o ensino público tenha qualidade e seja oferecido a todos”.

Para o vereador Gildásio Silveira (PT), os avanços na educação no município são visíveis e melhoraram a vida da população de toda região. ”Tudo isso é fruto de um projeto político que pensa na população. Esta discussão é mais um passo importante desta Casa Legislativa em prol da nossa comunidade e de toda região”, afirmou.

Também participaram da audiência pública os vereadores Gilzete Moreira (PSB), líder da bancada de situação da Casa e o vereador Beto Gonçalves (PV), primeiro secretário do Legislativo conquistense.

Maio 2024