Imagem Parlamentares participam de solenidades com o governador Jaques Wagner

Parlamentares participam de solenidades com o governador Jaques Wagner

26/09/2011 16:30:00

O governador Jaques Wagner esteve em Vitória da Conquista nesta segunda-feira (26), para participar de dois eventos importantes para a cidade. O programa Minha Casa, Minha Vida entregou 686 unidades habitacionais dos conjuntos América Unida e Europa Unida e a Cooperativa Mista Agropecuária de Pequenos Produtores Rurais do Sudoeste da Bahia (Coopasub) inaugurou as instalações da fábrica de fécula.

O Programa beneficia famílias com renda de até três salários mínimos. Cada imóvel foi vendido ao preço de R$ 41 mil e financiados com benefícios do Minha Casa, Minha Vida e os proprietário vai pagar entre R$ 60 e R$ 150 de prestação.

O governador Jaques Wagner destacou a segurança dos proprietários morarem em um imóvel próprio. "Por um preço muito mais em conta, vão morar no que é seu. E não são só eles que ganham. Quem construiu a casa ficou empregado, quem vendeu material de construção teve aumento de renda, assim como quem fabricou, e isso faz a economia crescer e inclui as pessoas".

Em Vitória da Conquista, os apartamentos são do tipo village, com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Já o condomínio contém quadra esportiva, parque infantil e área de lazer.

Para o vereador Fernando Vasconcelos o Programa Minha Casa Minha Vida é completo, pois abrange várias áreas da economia e atende às questões sociais. "Vimos a felicidade estampada no rosto das pessoas que receberam suas casas. A construção civil avança, aumenta a geração de emprego e renda, a cidade cresce. Minha Casa, Minha Vida é o maior programa de inclusão social que dá dignidade às famílias de nossa cidade".

Fábrica de fécula da Coopasub

O projeto da fábrica de fécula da Cooperativa Mista Agropecuária de Pequenos Produtores Rurais do Sudoeste da Bahia (Coopasub) é resultado da parceria entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Fundação BB, Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, com investimento  social de mais de R$ 12 milhões, que inclui ainda compra de equipamentos; instalação de casas de farinha; apoio à gestão, com capacitações; e estações digitais, para oferta de cursos de informática.

O BNDES e a FBB investiram R$ 5,6 milhões na construção da fecularia, que será um dos principais empreendimentos solidários no Nordeste. O projeto conta também com a parceria da Petrobrás, do Sebrae, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (Ebda), do Banco do Brasil, da Unisol e da Unitrabalho. As parcerias asseguram que o fomento da cadeia produtiva se faça por completo, desde a pesquisa para o melhoramento de manivas até o descarte e reaproveitamento da manipueira.

O Governador também participou da inauguração da fábrica no povoado de Corta Lote. “É uma obra importante que vai dinamizar o setor, trazendo mais emprego, mais qualidade de vida, mais apoio aos empreendimentos da economia solidária, das cooperativas e agricultura familiar”, afirmou o governador.

A fábrica, que beneficiará diretamente 2,4 mil famílias de pequenos produtores que cultivam mandioca, vai processar 60 toneladas de mandioca e produzir 40 toneladas de fécula por semana. A fécula, mais conhecida como polvilho, é utilizada na produção de biscoitos  e outros produtos alimentícios.

O presidente da Coopasub, Izaltiene Rodrigues relembrou o esforço da entidade para a realização desse projeto. “Embora seja grande produtora de mandioca, a região é grande importadora de fécula. Com a fábrica vamos poder atender parte dessa demanda”, disse.

Na solenidade foram entregues Moções de Aplausos aprovada pela Câmara Municipal ao Governador Jaques Wagner, Prefeito Guilherme Menezes, a Fundação Banco do Brasil e ao Presidente da Coopasub Izaltiene Rodrigues.

Para o presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Vasconcelos, o novo equipamento é uma demonstração clara de organização por parte dos pequenos agricultores. "De parabéns a Coopasub, Governo do Estado, Fundação Banco do Brasil e os demais parceiros. A entrega deste complexo Indústrial de Fecularia é um marco e mostra a força do cooperativismo”, disse.

Estiveram presentes as solenidades os vereadores: Gildásio Silveira (PT), Beto Gonçalves (PV), Joel Fernandes (PTN), Gilzete Moreira (PSB) Herminio Oliveira (PDT), Álvaro Pithon (DEM), Ademir Abreu (PT), Deputados Estaduais, Federais e Secretários Municipais.

Maio 2024