Imagem Sessão itinerante: moradores do Batuque apresentam suas principais demandas

Sessão itinerante: moradores do Batuque apresentam suas principais demandas

09/12/2011 09:07:00

A Câmara Municipal realizou, na noite desta quinta-feira (8), sessão itinerante no distrito de São João da Vitória, mais conhecido como Batuque. Dezenas de moradores lotaram o pátio da Escola Municipal Antônio Machado Ribeiro com o objetivo de apresentar as principais demandas do distrito e demais povoados.

O presidente da Câmara, vereador Fernando Vasconcelos (PT), salientou a importância da sessão itinerante, projeto da Mesa Diretora que vem estreitando os laços entre as comunidades rurais e o Legislativo. “A Câmara é a casa do povo. Para os vereadores, é fundamental este contato com a comunidade, para perceber, de perto, as principais dificuldades dos distritos e povoados. Nas sessões itinerantes, a s comunidades têm espaço garantido para apresentar suas reivindicações, num exercício pleno da democracia”, disse. O parlamentar destacou a presença de secretários e coordenadores do Governo Municipal, que participam das sessões itinerantes com o objetivo de ouvir as demandas apresentadas pela comunidade e prestar contas do trabalho que é desenvolvido na zona rural.

Na tribuna livre, tempo da sessão destinado à participação dos moradores, o presidente do Sindicato dos Comerciários, Gilmar Ferraz, destacou a importância da sessão itinerante, ressaltando que a mesma é uma oportunidade que a comunidade tem para apresentar suas reivindicações. Ferraz comentou a atuação do ex-vereador José William, que sempre teve ação destacada no distrito.

“O Batuque é um produtor de farinha e tem a sua economia independente, contribuindo muito com o município de Vitória da Conquista. Precisamos de mais atenção do poder público”, disse, cobrando a pavimentação das ruas, bem como melhorias na infraestrutura do distrito. “Não temos um representante efetivo do Batuque para defender nossos interesses”, disse.

Rafael Nunes, estudante, fez duras críticas ao Governo Municipal, ressaltando que os recursos que são gerados no distrito do Batuque não se materializam em benefícios para a comunidade. Nunes cobrou melhorias na infraestrutura do distrito e criticou os vereadores da atual legislatura por não posicionarem-se diante dos problemas que a comunidade sofre.

Esdras Tenório, presidente da Força Jovem Conquistense, afirmou que os moradores do Batuque só recebem “propagandas feitas pela Prefeitura”, ao invés de obras que melhorem a vida da população. Tenório ressaltou que, apesar de não ser da região, acompanha de perto os problemas enfrentados pelos moradores.

Para Zilma Gomes, moradora do povoado de Poço Verde, é importante lembrar as ações da Prefeitura na região, como a reforma e ampliação de escolas municipais. “Lá em Poço Verde, o nosso prefeito fez a reforma da escola”, declarou, reconhecendo as necessidades que os distritos e povoados enfrentam. Gomes cobrou da Prefeitura a disponibilização de transporte escolar para os estudantes que concluem o Ensino Médio e querem prosseguir nos estudos. “É preciso gerar emprego para nossa comunidade”, concluiu.

O ex-vereador José William lamentou a falta de investimentos do Governo Municipal na zona rural, o que, segundo William, tem deixado a “zona rural em estado de abandono”. O ex-parlamentar cobrou obras de drenagem da água da chuva nas ruas do distrito de Batuque. “Está na hora de termos um prefeito que goste do nosso município”, declarou, solicitando que os vereadores cobrem do prefeito ações que beneficiem o distrito de São João da Vitória.

O secretário Municipal de Governo, Edwaldo Alves, destacou a importância da realização de sessões itinerantes na zona rural, como estratégia de aproximar o Legislativo da comunidade rural. Alves disse que as ruas estão esburacadas devido às obras de implantação do sistema de água tratada.

“Posso garantir a vocês que esta reivindicação será atendida”, disse, salientando que representantes da Prefeitura já se reuniram com representantes do distrito com o objetivo de discutir as principais demandas da população. Alves afirmou, ainda, que outros secretários municipais participaram da sessão, com o objetivo de ouvir as reivindicações da comunidade. “O que for possível fazer, o Governo Municipal fará”, garantiu.

Maio 2024