Imagem Câmara celebra 45 anos do Colégio Paulo VI

Câmara celebra 45 anos do Colégio Paulo VI

30/03/2012 10:22:00

A Câmara Municipal realizou, na manhã desta sexta-feira (30), sessão especial em celebração pelos 45 anos do Colégio Paulo VI.  O colégio foi fundado em 1967, com a finalidade de oferecer ensino de qualidade para os alunos da zona oeste de Vitória da Conquista. Com uma filosofia de ensino pautada nos princípios católicos cristãos, o Paulo VI tornou-se referência em ensino de qualidade, consolidando-se, ao longo dos anos, como uma das principais instituições de ensino da cidade.

A sessão foi uma iniciativa da vereadora Lúcia Rocha (DEM), segundo quem o referido colégio é um dos melhores da cidade, fruto do trabalho de pessoas especiais, como o Frei Serafim, um dos fundadores do Paulo VI. Segundo Rocha, Frei Serafim tinha notória capacidade intelectual, o que contribuiu para a consolidação da qualidade de ensino do colégio.

A presença e trabalho dos Capuchinhos também mereceu destaque no discurso de Lúcia Rocha. Para a parlamentar, o Colégio Paulo VI, ao longo dos anos, conquistou o respeito da sociedade conquistense, pois sempre encarou a educação como elemento fundamental para a transformação do ser humano.

“Falar do Paulo VI é falar de uma história de lutas e conquistas, servindo de coração à comunidade local. Quero parabenizar todos os representantes do Colégio, por se empenharem por uma educação de qualidade”, declarou.

Eduardo Matos Santos, ex-professor do colégio, afirmou que o Colégio Paulo VI deixa marcas positivas nas pessoas que por ali passam. Santos destacou a dedicação das pessoas que trabalham no local, o que reflete na qualidade de uma educação que visa formar cidadãos, e não apenas alunos. “O Paulo VI é extremamente importante para Vitória da Conquista e região”, declarou.

A ex-aluna Laiane Cordeiro afirmou que a educação que recebeu no Paulo VI foi fator fundamental para que a mesma fosse aprovada no vestibular do curso de Direito na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). “Eu adquiri muito mais que conhecimento no Paulo VI. Sempre vou lembrar de cada momento vivido e espero transmitir tudo que aprendi a outras pessoas que eu vier a conhecer”, disse.

Para José Enéias dos Santos, pai de aluno, uma educação pautada nos princípios morais e cidadãos é fundamental para a formação do aluno. Santos disse que o amor é fator fundamental para o desenvolvimento humano, o que pode perceber no Colégio Paulo VI. “Eduquei meus filhos no Paulo VI e agora tenho a alegria de ver meus netos também estudarem neste colégio”, concluiu.

Mônica Souza Moreira, coordenadora pedagógica,  destacou que a sessão realizada na Câmara é um momento histórico para o Paulo VI. Moreira ressaltou a importância da educação compartilhada pela família e pela escola. “O desafio é compreender como podemos melhorar a missão de educar”, declarou, salientando que o Paulo VI é referência quando se fala em educação de forma integral.

O ex-vereador Adão Albuquerque (PV), que também é professor do Paulo VI, afirmou que o colégio faz parte da história de Conquista. O professor disse que a educação oferecida pelo colégio é referencial para a cidade e destacou o trabalho do Frei Serafim do Amparo, que sempre confiou no potencial em seu como professor. “O Frei Serafim transformou o Colégio Paulo VI em um ambiente de educação e formação, contribuindo, decisivamente, para que o colégio se destacasse em Conquista”, disse,  parabenizado o Frei Orlando, atual diretor do Paulo VI.

Frei Orlando Santos, diretor do Paulo VI, agradeceu a homenagem feita pela Câmara ao Paulo VI. Santos fez um breve resgate histórico sobre a fundação do colégio, também destacando a gestão do Frei Serafim do Amparo. “No último ano tivemos quase 100% de aprovação no vestibular dos nossos alunos, fruto de um trabalho sério e comprometido da nossa equipe”, disse, agradecendo a todos os parceiros que contribuem para o sucesso do colégio.

Ao final dos discursos dos convidados especiais, a Câmara concedeu Moção de Aplauso à instituição, pelos relevantes serviços prestados para a comunidade. O presidente da Casa, vereador Fernando Vasconcelos (PT) afirmou que a Câmara sentiu-se honrada em homenagear o Colégio Paulo VI. "Sem dúvida, trata-se de uma instituição reconhecida em nossa cidade", concluiu.

Maio 2024