Imagem Câmara reivindica e governo anuncia sede do comando da PM em Conquista

Câmara reivindica e governo anuncia sede do comando da PM em Conquista

Arquivo

15/04/2014 11:00:00


A Câmara Municipal de Vitória da Conquista, por meio dos 21 vereadores que compõem a Casa, comemora mais uma vitória: a implantação do Comando de Policiamento Regional da Polícia Militar na cidade. O anúncio foi feito na tarde da última sexta-feira (13), pelo próprio comandante Geral da Polícia Militar na Bahia, Coronel Alfredo Braga, durante evento de formatura de uma turma de sargentos.

O documento assinado pelos 21 vereadores foi entregue pelo presidente do Legislativo, Fernando Vasconcelos (PT), em 23 de agosto de 2013, ao próprio comandante. Hoje, o comando de Vitória da Conquista está atrelado ao de Itabuna, mesmo sendo Conquista a terceira maior cidade da Bahia, atendendo mais de 80 municípios do Sudoeste baiano, além do Norte de Minas Gerais. “Já encaminhamos a solicitação e o projeto acaba de ser enviado para a Assembleia Legislativa da Bahia para ser aprovado”, disse o coronel.

Além de reivindicar o Comando de Policiamento Regional do Sudoeste da Bahia (CPR), o que dará mais independência a Vitória da Conquista nas ações de segurança, o documento reivindicou também a criação da Companhia de Polícia da Zona Rural, criação de uma Companhia de Polícia Rodoviária Estadual em Vitória da Conquista, criação de mais três bases comunitárias, a exemplo da Base Comunitária do bairro Nova Cidade e que tem servido de exemplo como modelo de relação harmoniosa entre a polícia e a comunidade, aumento do efetivo policial da 77ª CIPM e da 78ª CIPM e criação de novas companhias para a cidade.

O aumento do efetivo é outra demanda que deve ser atendida, segundo informou o comandante. É que o Governo do Estado reafirmou o interesse em convocar os candidatos aprovados no último concurso da PM, realizado em 2012, causa abraçada pelo legislativo municipal. “Quero tranquilizar os nossos novos concursados da Polícia Militar, pois estamos fazendo a previsão de chamamento de 595 homens e mulheres para comporem os dois mil previstos no edital, e uma expectativa para a chamada de mais 1400. Esse é um trabalho que tem sido feito de forma árdua, e que deve ser reconhecido tanto pela Polícia Militar quanto pela sociedade baiana”.

Segundo o presidente da Câmara, Fernando Vasconcelos, a criação do Comando de Policiamento Regional do Sudoeste é um passo importante para o aumento da presença da Polícia Militar em Vitória da Conquista e na região sudoeste: “Em menos de um ano tivemos uma das nossas demandas atendidas pelo Coronel Alfredo Braga, isso demonstra a vontade do comando da PM-BA em garantir uma maior estrutura em nossa região, em garantir mais segurança para o cidadão conquistense, tenho certeza que nos próximos anos teremos uma Companhia de Policiamento para a Zona Rural, criação de mais bases comunitárias e o aumento do efetivo de policiais militares em nossa cidade”, afirmou.

Para o líder da Situação, vereador Gilzete Moreira (PSB), essa é mais uma vitória da Câmara Municipal em favor da população. “Estou muito feliz com a notícia, pois entregamos esse documento ano passado e o governo já responde de forma positiva, nossa Câmara mais uma vez se sente honra com essa decisão, que era um reclame da sociedade conquistense”, diz.

Líder da Oposição, o vereador Arlindo Rebouças (PROS) também considera essa uma medida importante para a cidade, até porque, de acordo com ele, “é uma vergonha que o Comando do Corpo de Bombeiros seja em Feira de Santana, da PRE, em Brumado, e da PM, em Itabuna”.

Mas Rebouças não acredita na implantação da sede em curto prazo: “Digo isso pelas condições precárias em que se encontra o Governo do Estado, fim de governo, a Bahia está financeiramente quebrada, essa é uma promessa eleitoreira do governo, um exemplo é a construção da sede da 78ª Companhia Independente da Polícia Militar na Zona Oeste de Vitória da Conquista, na Urbis V, cujo terreno foi doado em 2011 e até agora não foi construída”, salienta, lembrando que a Câmara reivindica também a implantação da Companhia da Zona Rural, uma ação que já existe nas cidades de Juazeiro e Ilhéus. “Conquista é maior que essas duas cidades juntas, ainda assim não dispõe desse serviço, isso demonstra falta de vontade política, quando se quer, as coisas acontecem”, conclui.

Por Bia Oliveira / ASCOMCV



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Julho 2025
0

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31