Imagem AUDIÊNCIA PÚBLICA: Dia Municipal das Filhas de Jó é comemorado na Câmara Municipal

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaAudiência PúblicaArquivo

19/10/2017 22:30:00

Na noite desta quinta, 19, a Câmara Municipal de Vitória da Conquista realizou audiência pública para comemorar o Dia Municipal das Filhas de Jó, instituído pela Lei Municipal Nº 1.934 / 2013. A audiência foi uma iniciativa do mandato do vereador Valdemir Dias (PT). Participaram da audiência pública representantes da Ordem Internacional das Filhas de Jó, representantes da Ordem Demolay e autoridades maçônicas. Durante a audiência aconteceu a palestra “O desafio de ser mulher na contemporaneidade”, proferida pela professora doutora Ariele Chagas Cruz.

O vereador Valdemir explanou sobre a origem e valores da Ordem. As Filhas de Jó compõem uma Ordem discreta de princípios fraternais, filosóficos, iniciáticos, e filantrópicos, apoiada pela Maçonaria e destinada à jovens do sexo feminino entre 10 e 20 anos, visando o aperfeiçoamento do caráter.

A Ordem se baseia nos ensinamentos bíblicos sobre a vida de Jó, sua paciência perante os desafios e provações pelos quais teve de passar. A ordem está presente em alguns países: Canadá, Austrália, Estados Unidos, Filipinas, e Brasil. As Filhas de Jó estão em nosso país desde 1993. No seguinte, chegaram a Vitoria da Conquista, através do Bethel Conquistense Nº 002.

A Ordem das Filhas de Jó Internacional foi criada no dia 20 de outubro de 1920, na cidade de Omaha, no Estado de Nebraska, Estados Unidos, pela senhora Ethel T. Wead Mick e possui como base o capítulo 42, versículo 15 do Livro de Jó: “Em toda a Terra não se encontraram mulheres mais justas que as filhas de Jó e seu pai lhes deu herança entre seus irmãos”.

A honorável Rainha Ana Gabriela Guimarães fez a abertura dos trabalhos ritualísticos, incluindo a orientação geral da Rainha do Bethel; entrada do Pavilhão Nacional e execução do Hino Nacional; Entrada da Bandeira do Bethel e execução do Hino à Bandeira do Bethel. Após a apresentação da Cerimônia Ritualística “Emblema das Filhas de Jó”, foram prestadas homenagens a Maria Ivone Novais e Sinvaldo de Jesus Santos.

O Irmão Abidinak Samarone Meira Rocha, assessor de assuntos estratégicos da Gleb, discorreu sobre a lei da sincronia. “Ela é perfeita e precisamos prestar atenção aos pequenos detalhes e coisas que nos acontece no dia a dia”, disse. Em forma de conselho, ele pediu que todas as Filhas de Jó se aprofundem nas virtudes e nos ensinamentos de Jó.

Ricardo Mateus dos Santos, da Loja Maçônica Fraternidade, afirmou que a celebração das Filhas de Jó é um momento feliz diante das mazelas que acometem o país. Ele exaltou a formação da Ordem, voltada para jovens. Segundo Mateus, na Maçonaria a juventude ainda está sendo trabalhada com muito amor. Para ele, a Maçonaria é o encontro de pessoas que se amam para fazer o melhor para humanidade.

O irmão José Nilton Vasconcelos Melo, guardião do Bethel Conquistense da Ordem Internacional das Filhas de Jó Nº 002, ressaltou duas virtudes principais nas pessoas: a observação e participação. Ele destacou o trabalho social realizado pela Filha de Jó. “Elas fazem um trabalho importante de formação de jovens, mostrando que além de observadoras são participantes”, disse.

Bianca Silva Soares Melo, guardiã do Bethel Conquistense da Ordem Internacional das Filhas de Jó nº 002, agradeceu à Câmara pela realização da audiência e lembrou que outras datas relacionadas à Maçonaria são celebradas na Casa. Bianca afirmou que Maçonaria investe na formação de seus jovens, como a Ordem das Filhas de Jó. Ela explicou é uma forma deles conhecerem a Maçonaria. A guardião frisou a importância de se trabalhar com os jovens e agradeceu a oportunidade.

Ao final, a professora doutora Ariele Chagas Cruz realizou uma palestra com o tema: O desafio de ser mulher na contemporaneidade.

Clique na foto abaixo e confira alguns momentos da audiência pública dedicada ao Dia Municipal das Filhas de Jó.

Audiência Pública - Filhas de Jó 19_Out_17