Imagem Audiência pública: Vereadores se posicionam sobre policlínica regional de saúde em Conquista

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaAudiência PúblicaArquivo

18/12/2017 20:35:00

Na noite desta segunda-feira, 18, a Câmara Municipal realizou uma audiência pública para debater sobre a implantação da policlínica regional de saúde em Vitória da Conquista e consórcio de saúde da Região Sudoeste. A discussão foi fruto da iniciativa do mandato da vereadora Viviane Sampaio, e contou com a presença de representantes do Governo do Estado e Prefeitura Municipal.

Por meio das Policlínicas Regionais de Saúde, o Governo do Estado e os municípios consorciados visam promover os serviços especializados de média complexidade junto com a atenção básica e hospitalar, oferecendo à população um acesso mais qualificado e humanizado. Segundo o Governo do Estado, a sede da Policlínica será em Conquista por uma questão logística e de demanda regional. No entanto, a prefeitura do município ainda não se posicionou a respeito da adesão ou não ao consórcio. Na audiência, os vereadores presentes apresentaram sua opinião a respeito do tema.

Momento é de diálogo e acerto de diferenças em prol da população – O vereador Fernando Jacaré (PT), líder da Bancada de Oposição, afirmou que o pensamento é único em relação à Policlínica Regional em Vitória da Conquista: “Nós queremos. Não vamos abrir mão disso”. Ele afirmou que o governador Rui Costa tem feito uma revolução na Bahia, especialmente na área da saúde. O edil advertiu que as posições ideológicas e partidárias devem ser colocadas de lado em favor da população. “O quanto de investimento puder chegar por parte do Estado, o município tem que abraçar, conversar reunir, falar, fazer com que as coisas aconteçam”, falou. Ele apontou a necessidade de diálogo entre o Estado e a Prefeitura de Vitória da Conquista para resolver o impasse, sobretudo diante das dificuldades que o município enfrenta.

Com o crescimento da cidade, surgem nossas demandas - O vereador Danillo Kiribamba (PCdoB) destacou a importância do CEMAE no atendimento e realização de exames de saúde, mas acredita que a população do município necessita de uma nova policlínica. " A cidade está maior, logo a demanda de atendimento também está", pontuou. Kiribamba espera que o prefeito seja sensível a esta necessidade, e aceite o consórcio. "Não precisamos fazer embates políticas, precisamos oferecer o melhor para a população", frisou.

Em defesa do governo municipal - Já o vereador Jorge Bezerra (SD) afirmou que é favorável à implantação da Policlínica Regional em Vitória da Conquista, mas criticou o governo do Estado que, segundo ele, só lembra do município próximo às eleições. “Foi assim com o aeroporto. Foi assim com problema da água de Vitória da Conquista e foi assim em outras oportunidades”, disse. Segundo ele, o prefeito Herzem Gusmão quer a policlínica porque conhece os problemas de Conquista, “principalmente na questão da saúde”.

Defesa popular pela implantação da Policlínica - Para a vereadora Nildma Ribeiro (PCdoB) é preciso priorizar as políticas públicas de saúde. " Não podemos levar essa discussão para o campo política, Conquista precisa dessa policlínica. Essa tem que ser a prioridade, precisamos garantir esse equipamento em nossa cidade", se posicionou. A parlamentar afirma que, se o prefeito não aderir o consórcio, a população reivindicará nas ruas a implantação da policlínica.