Imagem Luciano rebate críticas de professores: “Quem cortou o salário foi a Secretaria de Educação e não a Câmara”

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaLuciano GomesPCdoB

12/06/2020 11:15:00

Na sessão da Câmara de Vereadores desta sexta-feira (12), realizada por meio do Sistema de Deliberação Remota (SDR), o vereador Luciano Gomes (PCdoB), presidente da Casa, rebateu críticas de profissionais da educação que atribuem à entidade a responsabilidade pelo corte de salários. “Quem cortou o salário foi a Secretaria de Educação e não a Câmara”, detalhou. Para ele, os ataques demonstram desconhecimento sobre as funções da prefeitura e da Câmara. “A Câmara, pelo contrário, foi em busca de solução: vi aqui diversas falas dos vereadores defendendo os professores, exigindo que a prefeitura devolvesse o valor dos salários que foi cortado, a Comissão de Educação fazendo o seu papel com requerimentos, cobrando na Tribuna dessa Casa, exigindo solução por parte da prefeitura”, falou.

O presidente ressaltou que a Casa sempre foi o “porto seguro” da categoria, tendo apoiado as causas da educação. Para o presidente, é injusto atribuir à Câmara uma responsabilidade que é da prefeitura. Ele ainda explicou que a Moção de Repúdio à decisão da gestão municipal de fazer cortes em salários foi negada pela Bancada de Situação. Gomes afirmou que a Casa não pode ter responsabilidade pelo voto da Situação. “Não foi a posição da Casa como um todo”, falou. Ele espera que a situação se esclareça e reiterou seu apoio às causas da educação.

Finisa – Em sua fala, Luciano destacou a assinatura do contrato referente ao Finisa 2, transação entre a prefeitura e a Caixa que assegura mais R$ 50 milhões para investimentos em Vitória da Conquista. O presidente explicou que os demais vereadores não puderam participar do ato em decorrência das regras sanitárias por conta da pandemia.

O vereador frisou que a Câmara foi parceira no debate e aprovação do projeto enviado pela prefeitura solicitando autorização para realizar o empréstimo junto à Caixa. Ele falou que houve um amplo debate envolvendo todos os parlamentares para que o projeto fosse aprovado. “A comunidade conquistense ganha com esses R$ 50 milhões, com obras e serviços que vão ser executados principalmente nos bairros periféricos da nossa cidade”, disse.

Luciano afirmou que o Finisa 2 é uma vitória da população e da Câmara, que cumpriu mais uma vez seu papel, garantindo um debate profícuo sobre ações para o desenvolvimento do município.

*Fotografia de arquivo. As sessões estão acontecendo remotamente.

Maio 2024