Imagem Câmara Municipal discute PDDU em audiência pública

Câmara Municipal discute PDDU em audiência pública

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaAudiência PúblicaNotíciaAlexandre Xandó Chico EstrellaDr Augusto CândidoOrlando FilhoRicardo Babão Subtenente Muniz

28/03/2022 22:11:00


Na noite desta segunda-feira, 28, a Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) se reuniu para discutir em audiência pública o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano. A iniciativa foi do mandato do vereador Augusto Cândido (PSDB). O PDDU vai nortear o desenvolvimento do município de forma organizada pelos próximos 20 anos.

O vereador Augusto Cândido destacou a importância da discussão a respeito do PDDU. “Ano passado nos foi entregue uma minuta. São muitos temas de extrema e relevante importância. Eu preciso ouvir e ler para poder entender”, disse ele, ressaltando a necessidade de conhecer todos os pormenores do planejamento do desenvolvimento do município.

O plano está sendo elaborado desde 2018 - O secretário de Infraestrutura de Vitória da Conquista, Jackson Yoshiura, foi representado neste debate pelo coordenador de estudos e projetos da Seinfra, Rafael Celino. Ele iniciou o pronunciamento falando sobre a malha urbana de Conquista e tratando do atraso do PDDU do município. “O útimo PDDU é de 2007”, lembrou Rafael. Ele pontuou também que a prefeitura está desenvolvendo o novo PDDU desde 2018. Ressaltou ainda que em 2021 foi encaminhado à Câmara Municipal um planejamento urbanístico para Vitória da Conquista, destacando também o plano de obras e a lei de ocupação do solo, que visam desburocratizar os processos e dar mais celeridade ao desenvolvimento da cidade.

Vitória da Conquista do futuro - O corretor de imóveis Marcelo Santana destacou que o PDDU é o planejamento da cidade que queremos. “Falar do PDDU é pensar a cidade. O que todos nós queremos é o melhor para a nossa cidade. Temos que pensar em muitas coisas. Nós estamos pensando a cidade para daqui a 50 anos”, apontou ele.

Imaginar o futuro sem engessá-lo - O arquiteto Maurício Muiñoz trouxe para o debate a necessidade e a importância do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano para o crescimento de uma cidade. Ele lembrou que esse planejamento é necessário, porém, não pode ser estático. “A gente precisa ter um caminho a seguir. Esse caminho não pode ser estático, pois trata-se de um organismo vivo”, afirmou. Nesse sentido, ele tratou de algumas variáveis que podem acelerar ou frear o desenvolvimento, citando como exemplo o efeito das políticas que estimularam a cultura do café na década de 70. Maurício também destacou os desafios de pensar o futuro, sem reprimir as demandas do tempo presente. “Não adianta imaginar o que vai ser o futuro, sem viver o seu dia a dia”, declarou. Maurício encerrou o pronunciamento reafirmando as mudanças experimentadas nas relações humanas e os seus impactos no urbanismo. “O plano diretor é imaginar, mas não engessar. Esse é o desafio para todos nós aqui”.

Organizar para crescer - O engenheiro civil Leandro Fonseca afirmou que se for aprovado o PDDU, encaminhado pela Prefeitura de Conquista à Câmara Municipal, a cidade terá grandes prejuízos. “Existem incongruências que precisam ser expostas”, afirmou. Ele relembrou os danos causados à cidade após as chuvas do mês de janeiro e responsabilizou o Poder Público pela ocupação inadequada do solo, citando, como exemplo, os fatos registrados na Lagoa das Flores e no distrito do Pradoso. Ele criticou a forma como os projetos estão sendo desenvolvidos na cidade. “A equipe técnica da cidade não consegue acompanhar os projetos que são entregues à prefeitura. O pessoal vem de fora, pousa aqui e entrega projetos desalinhados com a realidade local”, afirmou.

Fonseca fez um resgate da história de Vitória da Conquista, pontuando marcos históricos no seu desenvolvimento e a base econômica do município em diferentes épocas. “Até 1940, a nossa base econômica era a agropecuária. A partir daí surge o comércio local até a chegada do polo cafeeiro na década de 70. É exatamente no final dessa década que o prefeito Jadiel Matos percebeu que Vitória da Conquista precisava de um norte e de um rumo. Então, ele chamou a equipe técnica da cidade para montar o primeiro PDDU em 1977”, relembrou. Ele continuou falando sobre o desenvolvimento da cidade e o contraste causado pela desatualização desse planejamento por meio do PDDU.

“A cidade cresceu e nós seguimos com aquele PDDU iniciado em 77 até meados de 2007. A equipe técnica precisou se mobilizar para atualizar esse planejamento 30 anos depois”, informou. Nesse sentido, ele pediu a Câmara Municipal para ampliar esse debate antes de aprovar o documento encaminhado pelo Poder Executivo. “Espero que haja sensibilidade dessa Casa para discutir esse planejamento para que as categorias possam dar suas contribuições, pois viveremos o que está aqui. O PDDU precisa ser debatido entre engenheiros e arquitetos e a discussão não pode ser retrógrada”, pontuou. Leandro ainda criticou também os equívocos e as permissões concedidas pelo Poder Público que resultaram em grandes desafios para a atual gestão, principalmente em áreas de retenção, também chamada de piscinões.

Outro ponto abordado por ele foi o modelo de loteamento que, segundo Leandro, é o mesmo da década de 70. O transporte público foi outro aspecto tratado durante o pronunciamento do engenheiro. Ele lamentou ausência de propostas e projetos, citou o exemplo de transporte público adotado na cidade de Sobral–CE, e defendeu a ampliação do atual modal de transporte e a importância de um VLT. “Saídas têm, mas a questão agora é boa vontade. É cobrar das gestões que precisamos repensar a cidade para os nossos filhos e netos”, pontuou.

“A cidade não para” - A engenheira Nelma Morais lembrou que o Plano Diretor atual está ultrapassado. “A cidade não para, o crescimento está aí, a necessidade de mudança é muito grande. O nosso Plano já tem 16 anos. É uma necessidade” avaliou Morais, destacando que o município vem contando com desenvolvimento de Planos desde o final da década de 1970.  “Nossa cidade é diferenciada. Vitória da Conquista tem o privilégio de ter Plano Diretor desde 1979”, lembrou ela, ressaltando a necessidade de seguirmos atualizando este planejamento.

Plano de Obras é o grande entrave - O vereador Chico Estrella (PTC) analisa que o plano tem como um dos objetivos tornar a cidade mais humanizada, mais confortável e que atende aos princípios estipulados pelo Estatuto das Cidades, tais como habitar, trabalhar, transitar e se divertir, pilares para a segurança, mobilidade, saúde, entre outros. Dele se deriva a Lei de Ordenamento e Uso do Solo e o Código de Obras. “O plano aponta os caminhos a serem seguidos pela administração pública. É um norte”, observa.

No entanto, lamentou a construção unilateral desse planejamento. “Quem deveria está elaborando o PDDU deveria ser pessoas que militam na área e que conhecem nosso solo e nossa bacia hidrográfica”, defendeu. Ele ainda criticou o atual plano de obra de Vitória da Conquista. “O grande entrave está no plano de obra, que foi criado em 2007. Esse plano foi criado para fornecer dificuldades e vender facilidades”, criticou o vereador, lamentando a demora na liberação de alvarás. “É inadmissível esse emperramento de alvarás dentro da prefeitura”. Chico destacou também o loteamento rural e afirmou que a cidade tem mais de 80 mil lotes irregulares. “Eles deveriam está gerando divisas. A prefeitura de Vitória da Conquista ganha com que?”, questionou.

Habitação Popular - O vereador Alexandre Xandó (PT) cobrou a realização de uma análise que aponte o real tamanho do déficit habitacional no município, a fim de nortear as políticas de habitação popular do município. “Temos que pensar o que encaramos como áreas estratégicas. Vitória da Conquista tem um grande déficit habitacional”, disse ele.

Ele ponderou ainda que apesar de algumas falas defenderem o contrário, a cidade tem favelas, sim. “Conquista tem favela, sim. Talvez não naqueles moldes que a gente está acostumado a ver no Rio de Janeiro, mas temos, sim. Conquista é fruto de várias ocupações”, avaliou o parlamentar.

Maior valorização da Zona Oeste – O vereador Subtenente Muniz (Avante) pediu mais atenção para a Zona Oeste da cidade. “A cidade não pode ser a cidade da Zona Leste”, apontou. “Por que a construção dos melhores condomínios tem que ser no lado Leste da cidade?”, questionou ele, apontando que a Zona Oeste precisa ser mais valorizada, inclusive na legislação.

As demandas sociais e os desafios do planejamento - O vereador Ricardo Babão (PCdoB) disse que o PDDU, instrumento importante para o município, é aguardado há anos e se faz necessário para organizar a cidade e estimular o desenvolvimento. Parabenizou a iniciativa e falou sobre as permissões do Poder Executivo, destacando os desafios das gestões em realizar a permissão na ocupação do solo e alinhar essas demandas com as necessidades sociais, como a questão da moradia. Babão encerrou o pronunciamento afirmando a necessidade do amplo debate entre os vereadores antes mesmo de aprovar o documento enviado pela prefeitura.

Participação da Câmara - O vereador Orlando Filho (PRTB) defendeu uma maior participação da Câmara no processo de construção do PDDU. “Quero propor que nós venhamos a constituir uma comissão especial provisória para análise do PDDU na Câmara. Que votemos e aprovemos essa comissão”, disse ele, em defesa da aprovação do requerimento.

Segundo ele, o objetivo é “ajudar o Governo Municipal na constituição deste plano tão importante. A Câmara precisa exercer o seu papel fiscalizador, proponente e articulador, contribuindo para o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Vitória da Conquista”. 



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30