Imagem Comissão de Fiscalização de Obras da ViaBahia se reúne com  representantes da ANTT

Comissão de Fiscalização de Obras da ViaBahia se reúne com representantes da ANTT

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaNotíciaAdinilson PereiraEdjaime Rosa - BibiaFernando JacaréComissão Parlamentar de Intervenções Rodoviárias e Fiscalização de Obras da Via Bahia

19/05/2022 11:15:00

A Comissão de Intervenções Rodoviárias e Fiscalização de Obras da ViaBahia, da Câmara Municipal, composta pelos vereadores Fernando Jacaré (PT), Edjaime Rosa Bibia (MDB) e Adinilson Pereira (MDB), se reuniu na manhã desta quinta-feira (19), com dois representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o supervisor João Emerson e a coordenadora Juliana Pires, e com o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Rodrigo Meira. O objetivo foi ouvir as medidas adotadas pela ANTT sobre o serviço prestado pela Concessionária ViaBahia, no trecho que abrange a região de Vitória da Conquista.

A ViaBahia não cumpre o contrato - O presidente da comissão, vereador Fernando Jacaré (PT), ressaltou que as reivindicações não são apenas do legislativo conquistense, mas também dos diversos órgãos públicos do município, como o Ministério Público Federal (MPF), a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, e a Polícia Rodoviária Federal (PRF). “É vergonhosa a situação da ViaBahia em relação a Vitória da Conquista. A concessionária não cumpre o contrato e nós vamos até o fim nessa luta para que o contrato seja cumprido. Ninguém aguenta ver mais tantas vidas sendo ceifadas pela irresponsabilidade da ViaBahia”, disse.

Ainda segundo Jacaré, nos próximos dias será realizada uma reunião da comissão com o Ministério Público Federal, e uma audiência pública com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas. “O Governo Federal também precisa se posicionar. O esforço que cabe a nós está sendo feito”, encerrou.

O contrato da ViaBahia precisa ser cumprido - O vereador Edjaime Rosa Bibia (MDB) ressaltou que durante a reunião, os representantes da ANTT conseguiram esclarecer todas as irregularidades relacionadas ao descumprimento do contrato pela ViaBahia. “Estamos sempre nos reunindo para elaborar o melhor caminho para que a concessionária reconheça que Vitória da Conquista é merecedora do cumprimento do contrato”, disse. Ele destacou a importância da duplicação da BR-116 e da construção dos viadutos no Anel Rodoviário. “Desde 2017 que estamos esperando a construção desses viadutos e não vamos parar até que essas obras sejam uma realidade”, afirmou.

Vamos continuar cobrando e fiscalizando as obras da ViaBahia – Membro da comissão, o vereador Adinilson Pereira (MDB) ressaltou que na última reunião com a ANTT, em fevereiro, ele apresentou as principais reivindicações da população referentes às obras da ViaBahia. “Já nesta reunião, eu pude ouvir as explicações da ANTT como fiscalizadora dos atos que a ViaBahia faz, não apenas em Vitória da Conquista, mas em toda a Bahia. Ouvimos os representantes da ANTT e vamos continuar cobrando e fiscalizando. A comissão está unida para trazer uma resposta prática para a população conquistense”, finalizou.

Zelar pela legalidade dos contratos e proteger os direitos dos vulneráveis - O presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Rodrigo Meira, destacou que a OAB tem o papel de zelar pela legalidade dos contratos e proteger os direitos dos vulneráveis, que estão sendo desrespeitados, principalmente da população que vive à margem do trecho gerido pela concessionaria Via Bahia. “A população tem vindo à OAB para reivindicar a falta de acessibilidade a direitos básicos, como educação e saúde. As vezes a pessoa mora de um lado, precisa ir para o outro lado da rodovia e não consegue”, concluiu.

Março 2024