Imagem AUDIÊNCIA PÚBLICA: Vereadores e profissionais se reúnem em celebração ao Dia do Contador

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaVereadoresAudiência PúblicaNotíciaValdemir Dias

22/09/2022 22:25:00

Na noite desta quinta-feira, 22, a Câmara Municipal de Vitória da Conquista realizou uma audiência pública em comemoração ao Dia do Contador, celebrado nacionalmente em 22 de setembro, porque nessa mesma data, em 1945, por meio do Decreto Lei n° 7.988, foi criado o primeiro curso de ensino superior em Ciências Contábeis do Brasil.

Proponente da Audiência Pública, o vereador Valdemir Dias (PT) ressaltou a importância desses profissionais. “A importância desse profissional é inegável para a sociedade contemporânea, por se tratar de um profissional habilitado para trabalhar em áreas como perícia, auditoria, controladoria e planejamento tributário, bem como na realização de consultorias para pessoas físicas e jurídicas de direito público e privado, analisando dados e colaborando para o conhecimento da saúde social e financeira, apontando os melhores caminhos para um crescimento seguro”, destacou Dias.

O professor e contador Paulo Pires protagonizou apresentações artísticas na abertura da audiência.

Programação em comemoração ao Dia do Contador - O Presidente do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade de Vitória da Conquista (SINCONTEC-Ba), Josafá de Jesus Barreto, destacou a programação realizada no município em comemoração ao Dia do Contador. “Foi uma data bem aproveitada por todos os colegas contadores, com uma vasta programação ao longo do dia na Fainor e agora a noite aqui na Câmara Municipal”, afirmou. Ele comemorou o fato de Conquista ser escolhida para sediar esse evento e receber as principais lideranças da Contabilidade no cenário nacional.

Representatividade e importância - O delegado do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Amauri Soares, destacou a representatividade e a importância da audiência. “Nos honra demais ter a presença do Presidente do CRC em Vitória da Conquista. Acho que é um momento ímpar na cidade”, disse. Ele aproveitou para cobrar do Secretário Municipal de Finanças maior atenção às demandas dos contadores da cidade. “Sala, em mais um ano junto eu espero que dessa vez tenhamos uma boa notícia, que tenha progredido aquela conversa do ano passado de sair quela sala especial para atendimento ao contador ou uma senha especial para o contador. Espero que você nos brinde com esse atendimento”, disse Soares. “O contador é peça fundamental em qualquer situação”, finalizou.

O desafio do profissional de contabilidade - O secretário municipal de Finanças e Execução Orçamentária, Jonas Sala, participou do evento representando a prefeita Sheilla Lemos (UB). Ele salientou o desafio que os contadores enfrentam no exercício da profissão. “Os contadores lidam com leis, normas e preceitos que não são estáticas. O contador de sucesso está constantemente se atualizando”, afirmou. O secretário ainda destacou a atuação dos contadores que atuam na prefeitura de Conquista. “Temos excelentes profissionais na Secretaria de Finanças e na Secretaria de Transparência. Essa equipe é responsável por todos os processos que envolvem as políticas públicas da cidade. A prefeitura não funcionaria sem o serviço da contabilidade, pois ela é o instrumento para exercer esse controle e favorecer o crescimento de qualquer cidade”, declarou. O secretário encerrou explicando que o processo para criação de um espaço dedicado aos contadores está em andamento.

Ainda durante a audiência, o Conselheiro-Presidente do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia, André Luís Barbosa, proferiu uma palestra com o tema: Metaverso da Contabilidade.