Imagem TRIBUNA LIVRE: Presidente do Sindacs destaca desrespeito da Prefeitura ao plano de cargos e carreira da categoria

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaTribuna LivreNotíciaLuis Carlos DudéValdemir Dias

10/05/2023 10:00:00

Durante a sessão ordinária desta quarta-feira, 10, a presidente do Sindacs (Sindicato de agentes comunitários de saúde e agentes de combate as endemias do Estado da Bahia), Rita Suzana França Silva, fez o uso da tribuna livre para falar sobre a campanha salarial de 2023.

A Presidente ressaltou que a lei do piso salarial da categoria foi aprovada há 5 anos, o qual é pago a partir de verba federal, mas com contrapartida da Prefeitura, no entanto, a administração municipal entendeu que o Sindacs não vai receber o reajuste inflacionário e estaria prestes a tramitar um projeto que exclui agentes que recebem o piso da negociação salarial anual.

Rita salientou que esse projeto fere o princípio da isonomia porque exclui alguns servidores. A categoria veio à Câmara de Vereadores para pedir aos edis que não votem nesta matéria. “A gente recebe só o salário federal e acabou? O plano de cargos e carreira não existe mais?”, questionou.

Por fim, a sindicalista destacou que esteve em diálogo com a administração municipal, porém o Sindacs precisa cobrar e fazer valer o princípio da isonomia na gestão pública.

Lado a lado com o trabalhador – Em comentário à fala da tribuna livre, o vereador Luís Carlos Dudé (MDB) destacou que sempre estará ao lado do servidor público porque já foi funcionário da Prefeitura e sabe as necessidades. O parlamentar também ressaltou que acredita que a prefeita Sheila Lemos (UB) vai apontar uma solução por ser uma pessoa aberta ao diálogo.

Críticas à administração municipal – Em seguida, o vereador Valdemir Dias (PT) parabenizou a categoria pela mobilização e afirmou que a Câmara não pode permitir que essa situação aconteça, salientando que a administração pública não pode excluir os trabalhadores de uma negociação salarial e que a bancada de oposição não vai permitir isso.

Ação conjunta da Câmara – Finalizando a manifestação dos parlamentares, o vereador Subtenente Muniz (Avante) parabenizou Rita pela luta e afirmou que os 21 edis estarão juntos com a categoria, independente de lado político.

Março 2024