Imagem Em sessão especial, Câmara debate câncer do colo de útero e aponta propostas para problemática no município

Em sessão especial, Câmara debate câncer do colo de útero e aponta propostas para problemática no município

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaVereadoresSessão EspecialNotíciaValdemir DiasMárcia Viviane Edivaldo Ferreira Jr.Dr Augusto Cândido

07/06/2023 11:10:00


De acordo com o Ministério da Saúde, câncer do colo do útero, também chamado de câncer cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano - HPV (chamados de tipos oncogênicos). Para debater os impactos da doença em Vitória da Conquista e alertar a população sobre os riscos e prevenção, a Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) realizou uma sessão especial nesta quarta-feira, 07. A proposta é de autoria do vereador Edivaldo Júnior (PTB) e conta com o apoio dos demais edis.

As alterações desencadeadas pelo câncer de colo de útero são descobertas facilmente no exame preventivo, conhecido também como Papanicolau, e são curáveis na quase totalidade dos casos. O câncer de colo de útero é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a terceira causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

Doença atinge mais pessoas em situação de vulnerabilidade social – O vereador Edivaldo Ferreira (PTB) destacou o projeto Janeiro Verde, que atua na conscientização do combate ao câncer de colo de útero. “O câncer de colo é a neoplasia maligna que mais necessita de intervenção das autoridades e da sociedade civil. Esse câncer é o mais afetado pela desigualdade sócio econômica, atingindo principalmente as mulheres com baixas condições [de renda]”, afirmou.

O vereador ainda apresentou algumas estatísticas relacionadas a essa doença no Brasil. “O Inca [Instituto Nacional do Câncer] traz como estimativa 17.010 número de novos casos, tendo projetado 6.627 o número de mortes, em relação a 2020”, informou o edil. Edivaldo destacou também os fatores de riscos para o desenvolvimento do câncer do colo de útero, como tabagismo, início precoce da atividade sexual e múltiplos parceiros, além do uso prolongado de pílulas anticoncepcionais. Nesse sentido, o vereador falou sobre a importância da vacina contra o HPV para prevenção dessa doença.

Edivaldo lembrou que a triagem da doença, bem como o diagnóstico na fase inicial, é de responsabilidade da Atenção Básica em Saúde, podendo ser feito nas unidades de saúde, durante exames rotineiros.

Doença comum no Brasil é considerada rara em outros países – A vereadora Viviane Sampaio (PT) ressaltou que quando se compara a situação brasileira sobre essa doença com outros países, percebe-se um abismo, já que o câncer de colo de útero é considerado uma doença rara. Ela explicou que esse tipo de patologia é 100% diagnosticável na atenção primária e ressaltou a importância das unidades de saúde, da estratégia de saúde da família, das equipes multiprofissionais e dos agentes de saúde.

Em sua fala, lamentou que Conquista registrou, neste ano, duas mortes de mulheres com menos de 40 anos em decorrência de câncer de colo de útero, uma de 30 e outra de 32 anos. “Isso demonstra totalmente a nossa falha de assistência na atenção primária”, alertou. Viviane lembra que o exame Papanicolau (exame preventivo de colo de útero) é ofertado gratuitamente na rede de saúde, mas isso não garante que as mulheres o acessem. Ela ainda apontou a importância da vacina contra o vírus do papiloma humano (HPV), importante medida na prevenção do câncer de colo de útero.

A morte pelo câncer de útero é uma falha do sistema – O médico Renato Marinho contou uma história sobre uma moradora do bairro Jardim Valéria e que há três anos convive com sangramentos vaginais e outros sintomas, e que acabou sendo internada no Hospital Geral com o diagnóstico de câncer de útero. A doença acabou se espalhando para outros órgãos, impossibilitando o tratamento, apenas cuidados paliativos puderam ser feitos. A paciente faleceu em decorrência do câncer. Renato falou sobre o impacto dessa perda na família e afirmou que quando isso acontece é uma falha do sistema de saúde.

Profissionais precisam ser mais cuidadosos – Viviane Lima, paciente de 37 anos diagnosticada com câncer de colo de útero, ressaltou que os profissionais de saúde precisam ser mais cuidadosos para evitar que a doença cause prejuízos ainda maiores. “A gente tem que cobrar capacitação melhor dos nossos profissionais. Os profissionais precisam ter um olhar mais cuidadoso”, disse ela.

“O sofrimento foi muito grande. Eu acho que se eu tivesse tido um atendimento de mais qualidade na Unidade Básica, talvez eu não tinha passado por tudo o que eu passei”, complementou ela, que perdeu a bexiga por complicações de seu quadro. Ela apontou ainda que existem exames cujos resultados sequer são entregues. “Os exames aqui em Vitória da Conquista às vezes demoram de chegar o resultado. Por muitas vezes, o resultado nem chega. Não basta ter o exame preventivo se o resultado não chegar ou não tiver o ginecologista para avaliar aquele exame”, analisou a cidadã.

Medidas preventivas e tratamento inicial são fundamentais – A presidente da comissão de Saúde e Direito Médico da OAB subseção Vitória da Conquista, Joana Rocha, falou sobre a importância de medidas preventivas contra o câncer do colo do útero e do tratamento inicial. Segundo a advogada, a Lei Nº 12.732/2012 determina que quando a pessoa é diagnosticada com câncer, o tratamento deve iniciar dentro de 60 dias. Ainda em sua fala, Joana pontuou a importância do SUS e disse que a OAB se coloca à disposição das mulheres. Para concluir, alertou que o SUS em Conquista tem somente um prestador de radioterapia e afirmou que é necessária uma referência para emergências ginecológicas.

Janeiro Verde é ação extensionista da UFBA – A professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Campus Anísio Teixeira, Danúsia Cardoso Lago, falou sobre o Janeiro Verde, projeto de extensão da universidade que visa a prevenção do câncer de colo de útero. Danúsia reforçou a importância da atenção básica no cuidado e prevenção à doença e da vacinação contra o vírus do HPV, uma das causas do câncer de colo de útero. A ampliação do número de vacinados, a realização de sessões temáticas e a distribuição de material informativo são algumas das ações do Janeiro Verde. Por fim, a professora agradeceu ao vereador Edivaldo Ferreira Júnior (PTB) pelo convite recebido para a sessão especial.

Saúde mental no tratamento do câncer – A psicóloga Claudia Santana destacou a importância da saúde mental de todos os envolvidos no tratamento do câncer do colo do útero. Ela defendeu a vacina contra o HPV como mecanismo de prevenção a essa doença, lamentando a carência de informação nessa área. “O papel da psicologia de informar, orientar, educar, participar de campanhas e projetos, que venha atingir esse público, é de suma importância”, defendeu. Cláudia destacou ainda outras frentes de atuação da psicologia, no cuidado com o paciente e os seus cuidadores. “A mulher que é acometida por essa doença passa por processos individuais, mesmo que os processos de cuidados da saúde no tratamento médico sejam parecidos, mas o processo de adoecimento é vivido de forma muito individual”, afirmou.

Gestão municipal tem buscado soluções na atenção básica – O secretário municipal de Saúde Vinícius de Brito Rodrigues relatou dados de uma pesquisa publicada pelos pesquisadores Márcio Vasconcelos e Ronaldo Alves de Almeida Júnio sobre a realização de exames preventivos em Conquista, no intervalo de tempo de 2002 a 2010. De acordo com os resultados obtidos pelo trabalho, observou-se naquela época uma média de 24% da realização do exame durante o período. O secretário afirmou que esses números melhoram. Ele relatou que o município ainda enfrenta dificuldade no resultado dos exames, que é de responsabilidade do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN), estrutura do Estado. 

Vinícius frisou que vem trabalhando para melhorar o atendimento na atenção básica e os dados do primeiro quadrimestre apontam um salto nos indicadores. Ele reconheceu dificuldades no serviço de radioterapia contrato junto ao Samur e cobrou mais investimentos do Estado nessa área em Conquista, porque a cidade comporta três maquinas. O gestor ainda defendeu a implantação de uma hospital oncológico em Conquista e parabenizou Carminha da Casa do Amor, pelo trabalho realizado. Por fim, falou da promessa da prefeita Sheila Lemos em instalar um complexo de saúde da mulher. 

Convívio com a dor de pacientes e familiares – Maria do Carmo, popularmente conhecida como Carminha da Casa do Amor, ressaltou que a instituição mantém o acolhimento de pacientes com câncer desde quando o Icon foi instalado e convive diariamente com a dor e o sofrimento das pessoas que lá são acolhidas. Carminha pediu ao secretário municipal de Saúde, Vinícius Rodrigues, uma ajuda às pessoas mais pobres que precisam fazer exames de cintilografia óssea no Hospital Esaú Matos.

Vacinação é essencial – O vereador Augusto Cândido (PSDB), que também é médico, destacou a importância de conscientizar a população quanto à necessidade de vacinar as crianças contra o vírus do papiloma humano (HPV) mesmo antes do início da atividade sexual, a fim de evitar o aparecimento da doença. “Quando se fala em câncer a gente tem que falar de prevenção. Pessoas que forem vacinadas não terão HPV. É a prevenção primária”, apontou Cândido defendendo a vacina.

Atenção primária na saúde é fundamental – O líder da Bancada de Oposição, Valdemir Dias (PT), iniciou sua fala pautando a importância da atenção primária na saúde. Segundo o vereador, um exame de rotina salvou sua vida porque foi diagnosticado com um câncer em fase inicial e “pôde fazer um tratamento tranquilo”. De acordo com o edil, muitas pessoas não têm a mesma sorte que ele devido às dificuldades de marcar um exame preventivo em todas as áreas. “Aqui na Câmara é uma verdadeira Meca de pessoas pedindo para agilizar exames”, declarou. O vereador também disse que o governo federal vai investir na formação de 100 mil médicos para a saúde da família, para que se possa reforçar a prevenção de doenças. Ainda segundo Dias, é necessário incentivar a vacinação por meio de campanhas e quebrar os preconceitos ainda existentes.  







Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30